Miranda do Douro

Cultura do Norte reedita dois volumes do cancioneiro mirandês esgotados há 40 anos

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-09-23 10:36

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) reeditou dois volumes do Cancioneiro Tradicional Mirandês, esgotados há 40 anos, e que são uma espécie de “bíblia” dos grupos musicais e etnográficos do território para a divulgação da suas música, danças e cantares.

“Esta foram as primeiras recolhas do cancioneiro da Terra de Miranda que foram feitas por António Maria Mourinho e Serreno Batista .Trata-se de um património imaterial riquíssimo. Estas recolhas são uma espécie de bíblia da língua e cultura mirandesas”, explicou a diretora do Museu Terra de Miranda, Celina Pinto.

A responsável disse ainda que António Maria Mourinho deixou ainda um terceiro volume do Cancioneiro Tradicional Mirandês que será reeditado aquando da comemorações dos 40 anos do Museu Terra de Miranda que acontecerão já no próximo ano .

"Trata-se de um projeto do Museu da Terra que está ligado incondicionalmente ao trabalho e legado de António Maria Mourinho, um dos maiores investigadores da língua e cultura mirandesa”, indicou a responsável.

Segundo indicou Celina Pinto, estas recolhas terão começado na década de 40 ou 50 do século passado, sendo que o investigador António Maria Mourinho as editou em 1984. Já o trabalho Sereno Batista foi editado em 1987.

De acordo com a DRCN, a reedição do Cancioneiro Tradicional Mirandês visa a preservação e recuperação da memória da tradição oral musical, fundamental para a manutenção da cultura popular, num projeto com uma visão mais abrangente do património musical, no qual convergem tradição e modernidade: a tradição associada à memória e à herança cultural musical e a modernidade associada à normal evolução, adaptação e reinvenção das comunidades locais.

Esta iniciativa da DRCN foi levada , ao abrigo do Projeto Territórios Musicais – TERMUS que teve início em 2019 e que termina este ano, havendo a possibilidade de uma continuação por mais três anos.

O objetivo do Projeto Territórios Musicais – TERMUS passa por preservar a música tradicional e popular de Miranda do Douro, distrito de Bragança e de Zamora, na província Castela-Leão, Espanha, é o objetivo do projeto Termus - Territórios Musicais, informou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

O Termus - Territórios Musicais, com uma dotação de 274 mil euros, visa "recuperar, conservar e valorizar a música tradicional e popular na Terra de Miranda e na província de Zamora, através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural".

Assinaturas MDB