Vinhais

Entrevista a Luís Fernandes: "As expectativas são muito positivas quanto à Feira do Fumeiro de Vinhais online"

Publicado por AGR em Qui, 2021-02-04 12:49

Mensageiro de Bragança: A pandemia obrigou à reformulação dos certames da região. Que expectativas tem para a Feira do Fumeiro, que este ano decorre online?
Luís Fernandes:
As expectativas são muito positivas. Quando nos referimos ao Fumeiro de Vinhais, falamos de um produto de excelência e, como tal, a procura do mesmo continua a ser muito grande, pois todos reconhecem as características únicas deste nosso produto. Infelizmente, todo o contexto que envolve a Feira do Fumeiro, as sinergias que criava, todo o dinamismo que proporcionava, toda a riqueza que trazia para o nosso concelho e para a região, este ano não será possível.
 
MB.: De que forma está a autarquia de Vinhais a apoiar os produtores locais de fumeiro?
LF.:
A autarquia de Vinhais tem apoiado os produtores locais de diversas formas. No que à Feira do Fumeiro diz respeito, foi criada uma plataforma online para a venda dos produtos que estará disponível durante todo o mês de fevereiro. De salientar que toda a logística será assegurada pela autarquia, desde inserir os produtos na plataforma, ir ao produtor buscar o fumeiro, embalar em vácuo e levar aos CTT. Nas encomendas de valor igual ou superior a 50€, os custos de envio ficam a cargo do município. Para além destes, há ainda outros apoios para os produtores, ao nível da sanidade animal, através da comparticipação de medicamentos, e mesmo ao nível do abate dos suínos no matadouro.
 
MB.: Que outros constrangimentos tem provocado a pandemia na economia do concelho?
LF.:
Infelizmente, a pandemia tem trazido muitos constrangimentos não só no concelho, mas também no país e no mundo. A economia do concelho de Vinhais sofreu e sofre com esta pandemia, exemplo disso é não realizarmos a Feira do Fumeiro tal como a conhecemos. A restauração, hotelaria e turismo sofrem ainda mais com este facto. Outro setor prejudicado é o agropecuário, onde há dificuldade em vender os animais, a procura diminuiu e consequentemente, o comércio também sofreu consequências. Por isso, importa sentirmos e percebermos os danos enormes que esta pandemia provoca no nosso concelho.
 
MB.: Que apoios têm sido dados pela autarquia aos setores mais afetados?
LF.:
A autarquia tem a preocupação de apoiar todos os setores afetados por esta crise pandémica. Assim, damos e continuamos a dar apoios ao nível da educação, ação social, agricultura/pecuária, comércio local, famílias carenciadas, das quais destaco:
Famílias
• Prorrogação de prazos, para a prática de atos no âmbito de todos os processos e procedimentos administrativos, designadamente pagamento de água, rendas, tarifas, taxas e licenças (de março até 30 de junho de 2020);
• Isentar os consumidores domésticos do pagamento das tarifas pelo fornecimento de metros cúbicos de água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento nos meses de abril e maio de 2020;
• Isentar as famílias do pagamento das rendas dos edifícios, propriedade do município de Vinhais, quer habitacionais, quer outros edifícios nos meses de abril e maio de 2020. Esta medida foi renovada no ano corrente.
• Prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS (ou seja a sua totalidade) a favor das pessoas que apresentem a declaração do IRS no concelho;
• Os consumidores domésticos ficam isentos do pagamento da água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento nos meses de abril e maio de 2020;
Pecuária
• A autarquia assegurou a comparticipação dos medicamentos utilizados para a terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos, que foram assistidos pelo Piquete Veterinário (2020);
• Assegurou a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários) – Vinhais (2020);
• Redução da taxa de abate, que permite aos talhantes que adquirem os animais no concelho e que sejam abatidos no Matadouro de Vinhais, paguem apenas 50% da taxa de abate, permitindo, desta forma, que os criadores de gado aumentem o número de venda dos seus animais, isto durante os meses de maio, junho e julho de 2020;
• Vai assegurar a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários), bem como a comparticipação dos medicamentos utilizados para terapêutica de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Suínos que sejam assistidos pelo piquete veterinário, neste ano de 2021. A autarquia prevê um investimento de 25 mil euros.
IPSS
• Ao nível do apoio aos lares do concelho foi adjudicado, pela Câmara Municipal de Vinhais, a uma empresa da especialidade, a recolha, durante o período de 3 meses, dos resíduos produzidos nestas instituições e que não podem ser depositados nos contentores do "lixo normal" (2020);
• Foi aprovado um subsídio, no valor de quatro mil euros (4.000€), a atribuir a cada instituição, para fazer frente às despesas causadas pela pandemia (2020);
• Isentar na totalidade o pagamento da tarifa da água, saneamento e resíduos urbanos as instituições de solidariedade social (IPSS); (abril e maio 2020)
Educação
• Implementar um serviço de entrega e recolha de material pedagógico, para que todos tenham acesso a todo o tipo de informação fundamental para o processo de aprendizagem.
• Município de Vinhais disponibiliza material informático a alunos do concelho no valor de 20.000 euros
• Atribuição de bolsas de estudo e de mérito aos alunos do ensino Superior do Concelho de Vinhais
Restauração/Comércio/Indústrias
• Isenção de taxas municipais de publicidade e ocupação de espaços públicos;
• Isentar, na totalidade, o pagamento da tarifa da água, saneamento e resíduos urbanos ao comércio e indústria do concelho; (abril e maio 2020)
 
MB.: Acha que a aposta no online poderá ser uma situação a manter no futuro, mesmo sem os constrangimentos da pandemia?
LF.:
Atualmente, o meio online é fundamental e imprescindível a vários níveis da nossa vida. Desta forma, vamos aproveitar esta via para continuarmos a valorizar os nossos produtos e potenciar as principais valências do concelho de Vinhais, os produtos, a gastronomia, o património material e cultural.
 
MB.: A reformulação do caráter deste tipo de certames, como a feira do fumeiro, poderá ser feito noutros casos? Quais e de que forma?
LF.:
É fundamental que todos tenhamos esperança, esperança que todo este pesadelo termine, pois todos desejamos  e precisamos de voltar à normalidade o mais rápido possível. No entanto, há sempre aprendizagens que podemos retirar de situações novas como esta pandemia que estamos a viver e que nos obrigou a formar e a adaptar as medidas exigidas a outros eventos, como por exemplo a Feira da Castanha, os Mil Diabos à Solta e outros que possamos fazer. Esta reformulação passará por aproveitar todas estas novas potencialidades dos meios digitais, no sentido de abranger mais pessoas e levar a diferentes locais os nossos produtos, os nossos costumes e as nossas tradições. Essa pode ser mais uma forma de atrair mais pessoas a visitar o nosso concelho e consequentemente um acréscimo no turismo do nosso concelho, dinamizando assim um setor importante e vital no nosso concelho.

MB.: Tem sido discutida a criação de um fundo na região pela venda das barragens da EDP. Vinhais tem mini-hídricas que também integraram o processo. De que forma entende que o concelho deveria ser ressarcido?
LF.:
Enquanto autarca de Vinhais, e tal como é reclamado pelos municípios com barragens e também por todos os municípios da CIM-TTM, deve a região ser recompensada pelos lucros da venda das barragens, tal como, o governo deve arranjar garantias no sentido desta região ser de alguma forma ressarcida pelos lucros que estas empresas têm, fruto de atividades que têm nesta região.

 

Assinaturas MDB