Miranda do Douro

Famidouro de regresso com 52 expositores até ao dia 21 de agosto

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-08-11 10:08

A Famidouro, Feira da Multiatividades de Miranda do Douro, está de regresso após as restrições da covid-19, até ao dia 21 de agosto e conta com 52 expositores, muita música e danças mirandesas.

“Este ano vamos contar com a participação de 52 expositores de vários ramos de atividade, contudo o destaque vai para dois setores importantes para a economia do concelho: a tanoaria e as cutelarias. A cultura mirandesa também será um ponto alto do certame”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes.

Nesta iniciativa, promovida pela ACIMD, e que vai já na sua XXIV edição, haverá algumas novidades como uma prova de vinhos e demonstrações gastronomia, onde predominam as raças autóctones do Planalto Mirandês como a carne de bovino de raça mirandesa ou os ovinos de raça churra mirandesa.

A etnografia do Planalto Mirandês tem um lugar de destaque com as danças dos pauliteiros, as arruadas ao som das gaitas-de-foles e o uso em muitas ocasiões do mirandês, que é a segunda língua oficial em Portugal.

“As danças dos pauliteiros de Miranda e música da gaita-de-foles e ainda presença da banda filarmónica de Miranda do Douro terão a seu cargo a animação da Famidouro”, disse Bruno Gomes.

O visitante poderá apreciar objetos trabalhados em madeiras nobres da região transmontana, como bucho, carvalho, castanheiro ou freixo, ou adquirir tradicionais peças de cutelaria, canivetes de bolso tradicionais feitos à mão.

Com estes ingredientes, a organização antevê um certame com muita participação o que vai ajudar a dinamizar a economia de uma cidade “que muito sofreu economicamente com os efeitos da pandemia”.

“Estamos a ver as dificuldades que se estão a sentir no mercado devido à pandemia e à inflação e tudo que afeta a economia local nestes tempos difíceis, e por isso fizemos uma aposta séria na Famidouro”, vincou o presidente da ACIMD.

Em paralelo à Famidouro, decorrem as festas da cidade de Miranda do Douro, que este ano tem como cabeça de cartaz António Zambujo.

Assinaturas MDB