Bragança

Feira do cordeiro de Coelhoso foi a mais participada de sempre

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-08-11 10:30

A X Edição da Feira do Cordeiro de Coelhoso foi a mais participada de sempre em número de concorrentes nos concursos de gado e cães de gado transmontano.
O certame, que se realizou no passado sábado, reuniu 24 produtores de ovelhas de raça Churra Galega Bragançana e 15 produtores de cães de gado transmontano, com um total de mais de 200 animais a concurso, para além de dez expositores presentes na feira.

“É o ano em que tivemos mais participantes”, sublinhava José Rodrigues, o Secretário Técnico das raças Churra Galega Bragançana branca e Churra Galega Bragançana preta.
João Paulo Matos, presidente da Junta de Freguesia de Coelhoso, fazia, por isso, “um balanço muito positivo”.
“Nota-se pelo entusiasmo de produtores, criadores e intervenientes, população da aldeia”, sublinhou.

O presidente da Junta frisava que este certame “é importante para a freguesia e para a região”.

“Para além da vertente económica, também tem a ver com a parte social e com a fixação de pessoas. É necessário promover a economia e os convívios e a vinda de pessoas que estão fora ao longo do ano. É assim que vão comprando terrenos, casas e fixamos pessoas”, explicou.

O próprio presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, enaltecia a afluência de participantes ao evento que foi retomado este ano, depois de dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19.

“Tendo em conta o número de participantes que aqui acorreram a esta feira e com o número de animais mostra bem que havia vontade das pessoas de retomarem este tipo de atividades. O setor agrícola ficou parado durante a pandemia. Desde há dois anos não fazíamos qualquer tipo de evento deste género.

É sempre importante para os produtores que vêm a estes concursos e recebem algum apoio, que é também o que se pretende com estes concursos.

Esta é a edição da feira do cordeiro que mais animais tem, o que é bem elucidativo da vontade de as pessoas participarem”, destacou o presidente do Município.

Este ano, pela primeira vez, os participantes que apresentaram animais a concurso receberam um prémio de participação, no valor de 25 euros, a somar a um saco de ração para animais, como forma de estimular a presença.

Os donos dos melhores exemplares recebiam, ainda, 100 euros por ovelha, 110 por carneiro e 80 pelo melhor conjunto.

Entre os produtores, o sentimento era de alguma apreensão face à seca que o país atravessa, que está a deixar em causa a alimentação dos animais. Ainda assim, José Rodrigues garantiu que “a qualidade dos animais no concurso não se ressentiu”. “O pior é mesmo o que está para vir”, frisou.

Assinaturas MDB