Diocese

Festas cristãs - valor da vida e da criação

Publicado por Diocese em Sex, 2019-08-23 09:30

O Bispo Diocesano presidiu no dia 15 de agosto à procissão e à Eucaristia da solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria no santuário diocesano de Nossa Senhora da Assunção em Vilas Boas, Unidade Pastoral Senhora da Assunção, onde participaram cerca de 30 mil peregrinos. De salientar as peregrinações a pé, especialmente desde Vila Real e de Mirandela.
No domingo, dia 18 de agosto, D. José Cordeiro presidiu à festa no santuário de S. Tiago Menor de Ribas em Edral, Unidade Pastoral Senhora da Encarnação e em Sambade, Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires, para a conclusão das festas no santuário de Nossa Senhora das Neves.
A festa responde a uma necessidade vital do ser humano e tem a sua fonte em Deus. Falamos da festa cristã e não apenas de um mero passatempo festivo e que hoje, como é frequente, faz parte do circuito comercial. A festa traz em si mesma a afirmação do valor da vida e da criação, tornando o nosso viver mais humano e mais digno.
O ponto central de todas as festas cristãs é a celebração da Eucaristia, porque «as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Sacrosanctum Concilium111).

Assinaturas MDB