Torre de Moncorvo

INEM reforça bombeiros com segunda ambulância

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-08-11 15:32

Depois das dificuldades de assistência de emergência no concelho de Torre de Moncorvo noticiadas na semana passada pelo Mensageiro de Bragança, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) decidiu reforçar o Posto de Emergência Médica (PEM) instalado nos bombeiros de Moncorvo com uma segunda ambulância.

O protocolo foi assinado no dia 04 (precisamente o dia em que saiu a notícia) e vai estar em vigor até ao final do mês de setembro.

Ao Mensageiro, e já depois do fecho da edição anterior, o INEM respondeu, por escrito, de forma genérica sobre a situação do atraso no socorro a um jovem que tinha partido uma perna em Peredo dos Castelhanos e que teve de ser assistido pelos bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda. “O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu um pedido de ajuda às 13h29 para uma vítima do sexo masculino que teria sofrido um acidente de trabalho, apresentando suspeita de fratura de perna.

Após a triagem da situação, o CODU tentou acionar a Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários de Moncorvo, que indicaram indisponibilidade. Nos minutos seguintes, o CODU tentou o acionamento de meios de Corporações de Bombeiros mais próximos daquela região, sem sucesso. Razão pela qual, às 13h57, foi acionada para o local a ambulância de socorro dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo”, explicou o INEM. O socorro demorou mais de uma hora a chegar à vítima.

Sobre o eventual reforço de meios. o INEM explicou que “acompanha e analisa de forma sistemática as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajusta ou reforça os meios de emergência para adequar a capacidade do Sistema Integrado de Emergência médica”. Desde o início de junho que foi reforçado o dispositivo de meios para o verão, operados pelos parceiros do INEM, com um acréscimo de 23 meios no país.” Sobre a possibilidade de haver reforço de meios no distrito de Bragança, o INEM nada disse.

Assinaturas MDB