MODALIDADES

Jovem brigantina sagra-se campeã nacional de Dressage

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2021-10-20 12:21

A brigantina Mariana Vaz e o seu cavalo “Com-Tornado” sagraram-se campeões nacionais de Dressage, no escalão de juvenis.

O título conquistado premiou o excelente desempenho da atleta no Campeonato de Portugal de Dressage que decorreu no fim de semana passado, entre os dias 15, 16 e 17 de outubro de 2021, em Alter do Chão.

A jovem Mariana, de apenas 12 anos, começou a dar os primeiros passos a cavalo, aos 9 anos, na Associação Equestre de Bragança. Depois, iniciou a aprendizagem das disciplinas de Dressage e de Equitação de Trabalho no Centro Hípico de Grijó/Planeta Equestre em Macedo de Cavaleiros com o Prof. Paulo Ribeiro. Foi aqui que conheceu o seu fiel companheiro, o “Com-Tornado”. Em meados de 2019, começaram a trabalhar juntos e desde o início que se entenderam muito bem.

Os seus pais, por razões profissionais, em 2020, mudaram-se para Vilamoura, Algarve. Esta mudança também permitiu abrir outros horizontes no mundo da equitação, dado que passaram a estar mais perto dos locais onde decorrem as provas da modalidade.

Assim, o treino intensificou-se, aprendendo, aperfeiçoando e evoluindo, tanto a cavaleira como o cavalo.

Em 2021, iniciou as primeiras provas de apuramento para o campeonato de Portugal de Dressage, sob o treino do cavaleiro David Santos no Clube Hípico de Loulé, e no Campeonato Sul de Equitação de Trabalho orientada pelo cavaleiro Diogo Sobreira.

Para Mariana Vaz, o título de campeã nacional é a validação de todo o trabalho realizado. A sensação de ser campeã nacional é ótima, até parece um sonho. Para mim, é muito importante porque significa que todo o esforço e trabalho valeram a pena. Também dá-me mais confiança para acreditar nas minhas capacidades e na qualidade e dedicação do meu cavalo”.

A brigantina revelou que a paixão pela equitação faz parte da sua cultura familiar e promete trabalhar por mais títulos. “Eu sempre gostei muito de cavalos e sob influência da minha mãe, que também praticou equitação e contava-me as suas aventuras a cavalo. O meu sucesso ainda é muito pequeno, mas não tem segredo, é muito trabalho, dedicação, gosto e a sorte de ter um cavalo que me entende”.

Apesar da satisfação na vitória recente, Mariana Vaz já pensa nas próximas etapas. Já em novembro participarei na final do Campeonato Sul de Equitação de Trabalho. Na Dressage participarei em poules de treino e depois no Campeonato nacional do próximo ano, esperando conseguir repetir o feito. Espero também participar no Campeonato da Europa em representação da Seleção Nacional de Dressage”.

Atualmente, a jovem cavaleira treina na Algarve Dressage, em Algoz, com o cavaleiro de grande prémio Jorge Cameira Santos.

Fotos: Direitos Reservados

Assinaturas MDB