FUTSAL

Macedense fecha primeira fase com goleada e objetivos cumpridos

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-11-28 11:04

O Grupo Desportivo Macedense rubricou um robusto triunfo, por 6-0, este sábado, perante o Póvoa Futsal e garantiu o grande objetivo da temporada: a permanência no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal.

Numa partida onde o Grupo Desportivo Macedense criou diversas oportunidades o resultado não sofre nenhuma contestação. O ambiente no Pavilhão de Macedo de Cavaleiros era de entusiasmo e a pressão de conquistar pontos era uma realidade, mas a resposta dada pelos locais foi absolutamente capaz. Diante do penúltimo classificado, o Póvoa Futsal, o Macedense não só cumpriu como não deixou nenhuma dúvida das suas intenções, ao somar uma das vitórias mais folgadas da época.

Num jogo definido como “crucial”, Rui Costa não demorou a esboçar um sorriso. A formação da casa entrou cedo a tomar conta das incidências da partida, controlando a posse de bola e gerindo o ritmo de jogo, conseguindo “sufocar” um adversário que não mostrava soluções. Carlos Pires, aos 2’, e Riquinho, aos 9’, marcaram nos minutos iniciais e descansaram os adeptos que só voltariam a festejar na etapa complementar.

No segundo tempo, o domínio caseiro manteve-se e os golos foram surgindo naturalmente. Aos 24’, Riquinho não desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem e desviou o passe de Pauleta para o fundo das redes de Brioso. Foi com alguma previsibilidade que Vítor Hugo aumentou para 4-0, à passagem do minuto 26, após uma boa jogada do conjunto orientado por Rui Costa.

A seis minutos do apito final, o Póvoa Futsal arriscou no 5x4, numa opção que se mostrou penalizadora. A equipa macedense, assim que a bola voltou a rolar, aproveitou uma transição rápida e Richie marcou o quinto golo do encontro. Com 3 minutos para o apito final, Carlos Pires fixou o "placard" com um golo de longe a castigar a utilização do quinto elemento poveiro.

Esta vitória do clube macedense, na 11.ª última jornada da 1.ª Fase, assegurou o quarto lugar da tabela classificativa, com 19 pontos, o que permite aos transmontanos disputar a fase de acesso à Liga Placard.

Para Rui Costa, treinador do GD Macedense, este resultado confirma o compromisso dos seus jogadores. “Fomos sérios, competentes, humildes e estivemos sempre no jogo sem facilitar. Foi a primeira vez que não sofremos nenhum golo, o que reflete o compromisso dos jogadores. Numa fase tão difícil conseguimos 19 pontos o que não é fácil para qualquer equipa,” acrescentando que, “agora vamos atrás do sonho e veremos o que dá. Os adeptos podem esperar muita entrega e compromisso da equipa do GD Macedense. Sabemos que será uma época muito desgastante e realizaremos tudo para honrar este clube e esta terra”.

Vítor Costa, mais conhecido por Paxa, exaltou o feito conseguido e abordou o futuro na fase de acesso à Liga Placard. “Foi uma época difícil, começámos a pré-época com o plantel muito reduzido. Fomos à luta e conseguimos realizar um ano incrível. Conseguir a manutenção em novembro e colocar o Grupo Desportivo Macedense na 2.ª Divisão, somos o único clube transmontano a disputar esta divisão e é um feito histórico conseguir alcançar este objetivo. Lutaremos na próxima fase com todas as forças, somos uma equipa humilde e sabemos quais são as nossas armas. O apuramento à fase de acesso da subida à 1.ª divisão é um prémio aos nossos adeptos. Será difícil e sofreremos muito com as deslocações. É um grande esforço de todos os atletas e da Direção”.

O goleador Vítor Hugo sublinhou o papel dos adeptos e o compromisso de todo o grupo de trabalho. “A equipa trabalhou muito bem durante toda a semana, assim como tínhamos efetuado na semana anterior onde não conseguimos pontuar contra o Caxinas. Estávamos tranquilos para este jogo e conseguimos vencer com naturalidade. Estivemos sempre em cima do jogo com máxima concentração e não facilitámos na abordagem ao jogo. Agora celebraremos este feito e esse era o objetivo principal do clube. Encararemos a segunda fase como encarámos esta, queremos competir e vencer cada jogo e depois efetuamos as contas. Sabemos que será extremamente difícil, mas prometemos lutar com a raça transmontana. Queremos dar tudo por estes adeptos que são o nosso sexto jogador”.

Segue-se agora a Taça de Portugal, já no próximo sábado, dia 4 de dezembro, com a receção ao Juventude de Gaia, às 18:00.

O início da prova de acesso à Liga Placard está agendado para o dia 11 de dezembro. As datas das jornadas da 2ª Fase-Manutenção/Descida do Campeonato Nacional da 2ª divisão, serão as seguintes: J1-11.12.21; J2-18.12.21; J3-15.01.22; J4-22.01.22; J5-29.01.22; J6-05.02.22; J7-19.02.22; J8-05.03.22; J9-26.03.22; J10-02.04.22

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB