MOTORES

Maior edição de sempre da Concentração de Motos de Bragança assinalada por luto

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 08/11/2025 - 09:59

A 33.ª edição da Concentração Internacional de Motos, organizada pelo MotoCruzeiro de Bragança, decorreu de 8 a 10 de agosto, na Avenida D. Sancho I, junto às Piscinas Municipais, registando a maior afluência de sempre. O evento ficou, contudo, marcado pela notícia trágica de um acidente mortal envolvendo um participante no regresso a casa.

“O balanço desta edição da Concentração só não pode ser positivo devido ao acidente fatal que ceifou a vida a um dos participantes deste evento no seu regresso a casa na madrugada de sábado, na zona de Formil. O MotoCruzeiro lamenta esta situação que nos deixa tristes, mas que não podemos controlar”, afirmou Francisco Vara, presidente do clube organizador.

Apesar do momento de luto, o dirigente sublinha o sucesso da edição, com cerca de 7000 entradas vendidas e “muita música e animação freestyle” ao longo do fim de semana. “São 33 edições que reforçam a força deste evento onde as pessoas se juntam num espírito de comunidade e tradição. Esta edição foi reforçada com uma maior capacidade de bares e atividades diversas para manter a animação das pessoas que nos visitaram e, apesar da limitação do espaço, que já é muito bom, o desejo na próxima edição é manter estes números”, acrescentou.

O tradicional passeio de sábado foi, segundo Francisco Vara, “o momento mais especial da Concentração”, reunindo um número de participantes “nunca visto” e transformando-se numa “enorme celebração com a cidade”. O responsável destacou ainda o “apoio de todas as entidades” e o facto de “Bragança estar no mapa do desporto motorizado”, com a presença de “diferentes nacionalidades nesta grande festa do MotoCruzeiro”.

Entre os participantes, muitos repetem a experiência ano após ano. É o caso de David Martins, emigrante em França, que participa no passeio há cerca de 25 anos. “É um ambiente espetacular e, como transmontano, sinto uma enorme alegria de regressar e não faltar à Concentração”, disse.

O piloto de ‘stunt riding’ Jacque Stunt foi outra das figuras da concentação brigantina, considerando “um enorme privilégio ser convidado para esta grande festa” e recordando que há cerca de 25 anos iniciou a sua carreira em Bragança. “Bragança é para mim a capital do Freestyle, aqui foi onde demos os primeiros passos nesta modalidade de um modo menos organizado e mais rebelde. Já são muitos anos nestas andanças, não vamos para novos e com 42 anos já sentimos algum cansaço, mas a paixão e a animação continuam cá”, afirmou.

Para Carlos João, presidente da MotoCruzeiro Racing Academy, “atuar em casa é sempre especial”. A Academia, que conta com nove pilotos — dois deles espanhóis —, participa em competições de referência e aproveitou a Concentração para se mostrar ao público. “O trabalho realizado deixa-nos bastante orgulhosos com estes jovens a somarem títulos nas suas respetivas modalidades. Esta Concentração é também uma oportunidade de cativar novos pilotos para este desporto”, referiu.

A Associação TT Sem Limites Bragança, liderada por Flávio Touças, também marcou presença. “As festas na cidade são sempre importantes e a TT Sem Limites Bragança não pode faltar neste grande encontro do desporto motorizado, dando a nossa contribuição com uma pequena ajuda aos nossos amigos do MotoCruzeiro”, referiu Flávio Touças.

O responsável aproveitou para anunciar a segunda edição do Encontro TT Trial Urbano, a realizar-se a 16 de agosto, nas imediações do Estádio Municipal de Bragança, com entrada livre.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB