Freixo de Espada à Cinta

Município promove produtos artesanais feitos de seda natural através de loja virtual

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2021-03-05 11:08

O município de Freixo de Espada à Cinta está a apostar na promoção e venda de produtos em seda natural, através da loja virtual yoursilk.pt que foi criada para esta matéria-prima tida como de “relevância económica” para o concelho.

Segundo a presidente da autarquia, Maria do Céu Quintas, disse que Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, é "o único" concelho na Península Ibérica a produzir seda natural "utilizando métodos ancestrais" e, por esse motivo, é preciso promover e divulgar esta arte.

"Freixo de Espada à Cinta é o único concelho na Península Ibérica, bem como em outros países europeus, a produzir seda natural utilizando o processo artesanal. Nos tempos pandémicos que correm temos de procurar o mercado nacional e internacional e mostrar os nossos produtos que são confecionados por artesãos locais", concretizou a autarca.

A plataforma yoursilk.pt conta já com cerca de duas mil visitas desde que teve acesso público, destacando-se visualizações de países como Portugal, Estados Unidos da América, França, Espanha e China.

"Estamos muito satisfeitos porque em apenas 15 dias já temos cerca de duas mil visualizações e começamos a vender vários produtos para fora de Portugal", indicou Maria do Céu Quintas.

A plataforma www.yoursilk.pt está disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Através desta loja virtual, os interessados podem ter acesso a produtos manufaturados em seda natural e que vão desde gravatas, carteiras, porta-óculos, lenços ou sabonetes de seda, entre outros.

"Esta loja virtual é uma pequena montra de produtos em que os preços podem ir desde os dois euros até às centenas de euros. Para já foram colocadas à venda os produtos mais acessíveis para as pessoas, que vão desde os 20 até aos 60 euros, mas também podem encomendar colchas, toalhas ou panos de mesa, entre outras peças” mais caras, frisou a autarca de Freixo Espada à Cinta.

A título de exemplo, uma colcha de seda poderá chegar aos 10 mil euros, enquanto um conjunto de panos de mesa andará pelos 650 euros e as toalhas de batismo na casa dos 160 a 250 euros, confecionadas segundo técnicas ancestrais, por artesãs especializadas.

Segundo os responsáveis pela loja virtual, foi através de uma identidade secular que se fez a marca ‘Your Silk' partilhando os saberes das antigas tecedeiras de Freixo de Espada à Cinta.

"A seda natural produzida neste concelho transmontano tem de ser do mundo inteiro por fazer parte da nossa história, e é importante para a economia local", vincou Maria do Céu Quintas.

Há mais de 30 anos que o concelho de Freixo de Espada à Cinta começa a destacar-se na produção de seda pelo método artesanal. Dá início à formação de tecedeiras, incrementa a criação do bicho-da-seda e prepara-se para novos desafios.

A vila de Freixo de Espada à Cinta tem mesmo um museu onde está exposto todo o ciclo da seda, desde o casulo à peça final e onde trabalham ao vivo as "herdeiras" das antigas tecedeiras locais.

Assinaturas MDB