Nordeste Transmontano

Número de internados desceu ligeiramente

Publicado por António G. Rodrigues/Glória Lopes em Qui, 2022-05-19 19:01

O número de pacientes internados nos hospitais do distrito de Bragança desceu ligeiramente esta semana face ao que se verificava há oito dias.

De acordo com a informação prestada ao Mensageiro pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS), entidade responsável pelos três hospitais públicos do distrito e pelos 14 centros de saúde, ontem estavam internados 36 pacientes em enfermaria e dois em cuidados intensivos.

A média de idades dos internados em enfermaria subiu para os 73 anos.

Recorde-se que, há uma semana, havia 44 em enfermaria e três em cuidados intensivos.

Há exatamente um ano, havia um total de 33 doentes internados (dos quais 29 em enfermaria e 04 em UCI). Já em 2020, por esta altura, eram 18 os doentes internados (dos quais 17 em enfermaria e 01 em UCI).  Pela segunda semana consecutiva, o Mensageiro não teve acesso aos números de casos ativos no distrito de Bragança.

 

Ministra da Justiça congratula-se com ausência de mortes nas prisões

Já a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, congratulou-se ontem, em Bragança, com a ausência de mortes nas prisões portuguesas associadas à pandemia de covid-19, referindo que a forma como o assunto foi tratado teve “rasgados elogios e foi um sucesso mundial”

A Ministra falava aos jornalistas durante o segundo dia do Roteiro da Justiça.

Catarina Sarmento e Castro afirmou que “as coisas correram muito bem nesta área em relação à covid”, embora não descarte, com o atual aumento do número de casos, um reforço das medidas sanitárias nas cadeias, apontando que “as regras têm que ser ajustadas ao tamanho da equipa, ao número de pessoas, aos espaços”.

“Há regras gerais, mas elas têm que ser adaptadas às circunstâncias”, afirmou, salientando que, perante a evolução da pandemia, podem ser recuperadas “eventualmente, algumas das regras”, concretamente a colocação de acrílicos.

“Temos de ir adaptando atendendo ao nível da população prisional em cada um dos estabelecimentos e às condições que há para receber as pessoas”, sublinhou a governante.

Já na passada segunda-feira, Portugal contabilizou, na passada segunda-feira, 33939 novas infeções por SARS-CoV-2. É o valor mais alto desde 8 de fevereiro, quando o país iniciava a descida da explosão de casos verificada em janeiro - com um máximo de 65907 no dia 26 daquele mês - e que levou à imposição de uma semana de contenção após o Ano Novo. Neste momento, a média diária de casos a sete dias está nos 22500, numa subida de 58 por cento.

De acordo com o JN, a Escalada segue a maior ritmo na região Norte.

Assinaturas MDB