Bragança

Santa Casa com 27 utentes e seis funcionários infetados com covid-19

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-10-01 12:34

Um surto de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) com 27 utentes e seis funcionários com testes positivos ao novo coronavírus, obrigou uma reunião de emergência da proteção civil municipal.

"Estão a ser definidas as condições de isolamento dos infetados e dos não infetados fazendo com que possamos estancar este surto para não criar aqui uma complicação na instituição que tem 166 utentes em lar de idosos, repartidos por três espaços, e 45 trabalhadores", afirmou o autarca de Bragança, Hernâni Dias, também responsável pela proteção civil municipal.

Para já, todos os utentes que testaram positivo vão manter-se nas instalações da Santa Casa que dispõe de instalações para esse efeito. "Estamos neste momento a avaliar as condições de espaço necessários para garantir o isolamento, mas para já não há necessidade de deslocar ninguém para o exterior", explicou o autarca.

Na reunião também se vai avaliar se a instituição dispõe de recursos humanos suficientes. "Vamos ver se com recursos humanos internos é possível dar resposta a esta circunstância ou se é necessário ativar a brigada de intervenção rápida que foi definida a nível distrital, com 12 pessoas ", referiu.

Todos os utentes e funcionários da SCMB vão ser testados para despistagem de casos covid.

Estes novos casos foram confirmados esta quarta-feira à noite e veem somar-se a outros quatro já conhecidos, de três funcionárias e uma utente, o que eleva para 37 o número de casos na instituição.

Assinaturas MDB