PUB

TOMAR: Campanha para a adoção de animais

Publicado por Conteúdo Patrocinado em Seg, 2020-11-16 12:12

Realizou-se em Tomar, no passado fim-de-semana, uma campanha pela adoção de animais de companhia. Venha saber mais sobre esta e os benefícios que a adoção pode ter para si.

As circunstâncias atuais, de pandemia, têm, segundo vários estudos, motivado cenários de profunda ansiedade, stress e depressão nas pessoas. O número de pedidos de auxílio para este tipo de condição estão a aumentar e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) já apontou algumas formas de tentar amenizar os efeitos que o Covid-19 tem suscitado na saúde mental das pessoas.

Este problema tem feito com que aumentasse o consumo de suplementos, de infusões e de medicação para a ansiedade; motivando ainda os novos estudos sobre a cannabis medicinal e o seu potencial uso para esta finalidade (conheça alguns destes estudos e entenda o que é THCa).

Atualmente, o combate à ansiedade e à depressão é um objetivo mundial, havendo uma profunda necessidade de amenizar estes problemas, devolvendo às pessoas a sua qualidade de vida e promovendo o seu bem-estar. Além dos métodos farmacológicos e terapêuticos, por isso mesmo, outras alternativas têm também sido procuradas.

A adoção de um companheiro de quatro patas também tem sido estudada pelo seu potencial antidepressivo e que pode, além de melhorar a vida do animal adotado, melhorar muito a vida dos donos que o recebem.

Conscientes disto e tentando, também, encontrar uma família para inúmeros animais de companhia, Tomar desenvolveu, no Dia do Animal, uma campanha de adoção. Saiba mais sobre esta.

 

A campanha pela adoção de animais

Foi no Dia do Animal, no passado dia 4 de Outubro de 2020, que Tomar recebeu uma campanha pela adoção de animais de companhia.

Este evento teve lugar na Tenda do Mercado, entre as 10 da manhã e as 16 horas e foi organizado pelo Município de Tomar a par com a Associação Protetora dos Animais de Tomar (APAT).

Esta campanha visava a adoção de animais de estimação e apresentava vários gatos e cães, em idades distintas e de vários portes, devidamente vacinados e com chip.

Profissionais da área e médicos veterinários integraram também esta companha, informando as famílias que adotavam sobre as suas obrigações legais e o próprio processo de adoção.
 

Como um animal pode aliviar a depressão

A relação entre os animais de estimação e o combate à ansiedade e à depressão tem sido amplamente estudada.
Um estudo realizado na cidade do Porto, na Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, recentemente publicado no Journal of Psychiatric Research, chegou a esta conclusão após analisar 80 pacientes que manifestavam distúrbio depressivo grave.

Deste grupo, metade manteve contacto com animais de estimação ao longo do processo de tratamento, sendo que esta metade foi justamente aquela na qual foram registadas melhorias.

Segundo os investigadores, uma explicação para que assim seja prende-se com o facto de os animais de estimação obrigarem os seus donos a neutralizar a anedonia – problema que se manifesta pela incapacidade de sentir prazer em atividades prazenteiras do quotidiano – o que é um dos principais sintomas de depressão.

 

Assinaturas MDB