Nordeste Transmontano

Vespa dos castanheiros já está às portas de Bragança

Publicado por AGR em Seg, 2015-05-04 15:13

Já chegou a Parada, em Bragança, a vespa da galha do castanheiro, depois de na semana passada ter sido confirmada a presença desta praga em Carrazedo de Montenegro, em Valpaços. A confirmação foi dada ao Mensageiro por um produtor, que reconheceu as casulas numa plantação de castanheiros híbridos que vieram de França.
O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, desconhece, para já, a presença da vespa no distrito de Bragança.
“Não há nenhum caso confirmado, até hoje, em Bragança. Desde o ano passado que temos medidas em execução. E estão a resultar porque, se não, este caso de Carrazedo de Montenegro não teria sido detetado. Para além da informação, articulação com associações e entidades, e prospecção, tem sido feito o controlo dos viveiristas. Está também em curso uma outra fase de combate, em colaboração com a DGAV, o IPB, a UTAD e a REFCAST, para o acompanhamento, investigação e combate mediante luta biológica”, explicou Manuel Cardoso.
Entre os produtores, começa a instalar-se o receio, até porque há o conhecimento que este ano foi difícil encontrar castanheiros para plantar e que, algumas pessoas, recorreram a Espanha, onde a praga já está instalada.” Infelizmente, na região protegida do Parque Natural de Montesinho temos vigilância para o corte dos carvalhos, dos carrascos, etc, a punir as pessoas que habitam na região. Mas não houve vigilância para o transporte dos castanheiros de Espanha para Portugal. Poderiam ter bloqueado essa situação, se tivessem feito uma fiscalização bem apertada”, lamenta Telmo Afonso, presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela e, também, produtor de castanhas.
Telmo Afonso insta os produtores a vigiarem os seus soutos e a comunicares algum eventual caso às autoridades, para além de procederem ao corte da planta, que deve ser depois embrulhada em plástico e queimada.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB