Vinhais é eliminado da Taça após derrota pela margem mínima frente ao Vianense
O Futebol Clube Vinhais despediu-se da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, após uma derrota, por 2-1, frente ao Vianense, em jogo disputado, este domingo, no Estádio Dr. José Matos, em Viana do Castelo, referente à primeira eliminatória da competição.
A equipa da casa, o Vianense, abriu o marcador aos 6 minutos, com um golo algo fortuito. Um cruzamento do maliano Moussa Diarra foi desviado por um defesa do Vinhais e acabou por surpreender o guarda-redes Buba.
Aproveitando o conforto do golo madrugador, o Vianense ampliou a vantagem aos 13 minutos, quando Ricardo Filho desviou ao primeiro poste um cruzamento de Rafa.
Apesar da desvantagem, o Vinhais soube reagir perante um adversário que milita no Campeonato de Portugal.
Na segunda parte, Helton reduziu a diferença para 2-1, aos 77 minutos, finalizando um contra-ataque bem construído com assistência de Ismael.
Até ao final, o Vinhais tentou com um jogo mais direto, criando algumas dificuldades ao Vianense, mas não conseguiu evitar a eliminação.
Na ‘flash interview’ à Geice FM, o treinador do Vinhais, Marco Mobil, expressou orgulho pela atitude dos seus jogadores. “ Com apenas 14 unidades de treinos, apresentaram-se de forma muito positiva contra uma equipa bem organizada e com um ritmo competitivo elevado”.
Mobil admitiu que a sua equipa entrou com “demasiado respeito” pelo adversário, mas elogiou a melhoria na segunda parte. “Acredito que levar o jogo a prolongamento teria sido um prémio justo para o Vinhais, mas o Vianense acabou por 'seguir em frente' justamente, principalmente pelo que fez na primeira parte”, afirmou.
Olhando para o futuro próximo, Marco Mobil previu dificuldades para a temporada no campeonato distrital brigantino, mas garantiu um Vinhais competitivo. “O Vinhais tem um orçamento reduzido e iremos enfrentar adversários com orçamentos semelhantes ao do Vianense, como Mirandela e Macedo. Resta-nos trabalhar e encarar cada jogo com a mesma atitude que mostrámos na segunda parte”.
O primeiro jogo oficial da temporada para o Vinhais será contra o Macedo, em casa, no dia 22 de setembro, a contar para a primeira jornada da Divisão de Honra 2024/2025.
Pedro Lomba, treinador do Vianense, afirmou que, apesar de momentos de pressão na segunda parte, a sua equipa dominou o encontro. “Fomos felizes com os golos marcados no primeiro tempo e cumprimos a nossa obrigação na segunda parte”.
O Vianense enfrentará agora o Portimonense, da 2.ª Liga, na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, marcada também para o dia 22 de setembro.
Foto: Sport Clube Vianense