A opinião de ...

Aeroporto Humberto Delgado três em um, ou nenhum

- Olá Pe. Hérmino, como vai?
- Viva capelão, “não vou que me levam”, para a diálise em Mirandela. 
Novidades?
- Já sei quer falar sobre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não é?
- Claro, os três em um: Portela, Alcochete e, Montijo! Ou, eu sei lá, em nenhum. E, um ministro à beira de um ataque de nervos, não? Porquê resolver um problema com três meias soluções, que se resumem em nada? Tanta teimosia… porque não Beja onde há “pano para mangas”? Beja serve Lisboa, Setúbal, complementa Faro e, a Estremadura espanhola, com um transporte ferroviário à altura, não te parece?
- Dizem que Beja fica longe de Lisboa!... Mas não é bem assim… o Amadeu que percorre o Reino Unido de lés a lés, demora 2.30h do centro de Londres ao aeroporto de Stansted, ou a Luton, ou a Southend.
Continuaremos a perder, “um milhão de turistas ano devido à falta de capacidade do aeroporto da Portela”, pois o Montijo só daqui a 4 anos é que está concluído e, Alcochete só em 2035. Beja está pronto a funcionar a 1.45h de Lisboa, sem investimentos.
- De que estamos à espera? Será mesmo que o Português está “mais preocupado com o seu quintal, do que com o seu país e, o interesse nacional”, como dizia a rábula em 2007?
Mais, lembras-te do Airbus A 380 da “Hi Fly” que não pode aterrar na Portela e, teve de ir para Beja, o único aeroporto em Portugal com condições para receber este tipo de aparelhos?
Não é o pobre que se veste de ruim pano e, por isso se veste duas vezes no ano, pagando dois feitios?
- Será que a cimeira dos mares de Lisboa não desviou a atenção do impacto ambiental aéreo?
- Estevinho haverá uma avaliação ambiental estratégica definida? Teremos nós o direito de destruir o habitat das aves, que certamente continuarão a agarrar-se ao seu oásis, com a agravante de serem um perigo para a aviação, a ponto de poder ser absorvidos pelos reatores?
Lembras-te, em 2011, no Funchal, o Airbus A 320 da SATA que “engoliu” algumas aves tendo, na altura, danificado o trem de aterragem, “flaps”, a fuselagem e a asa? Pior, foi a gaivota que atingiu o manípulo de abertura de uma das portas do porão de carga, fazendo-a abrir em pleno voo, originando uma falha que poderia ter sido catastrófica para 120 passageiros?
Será preciso desastres, perda de vidas humanas, para reconsiderar, negando por agora a realidade?
Continuar a centralizar nas grandes urbes, não será fomentar o crime organizado, os bairros sociais problemáticos […]?
- Já agora porque não ampliar, por exemplo, o Aeródromo Municipal de Bragança? Por cá não falta terreno… Um Aeroporto Regional em Bragança, não ajudaria a descongestionar o Sá Carneiro no Porto e, não seria uma oportunidade única para o interior, que tão perto está de Espanha?
- Olha Estevinho, como dizia a Srª. Asgar-Dean, governanta chinesa da Reitoria de São João, Calgary, no Canadá: “a viagem longa começa por um passo”, mas por cá parece que “nem xô, nem arre, nem burro se queres palha!”
- Razão a quem a tem: “quem tem vergonha cai de magro”!

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