A opinião de ...

Vamos apresentar Bragança aos comunicadores de ciência

O Congresso de Comunicação de Ciência vem pela primeira vez a Trás-os-Montes e quer deixar uma marca nos participantes e na comunidade local.

scQuisemos trazer o Congresso Nacional de Comunicação de Ciência a Bragança. E conseguimos. Na primeira semana de maio, os comunicadores de ciência de aquém e além fronteiras vêm conhecer a cidade e o que fazemos por cá, ao mesmo tempo que os cientistas e comunidade local têm oportunidade de trocar ideias e experiências com estes comunicadores.

A organização do congresso SciComPt 2023 quer que os comunicadores se possam conhecer, que partilhem ideias inovadoras eficazes e analisem se é possível replicá-las, e ainda que construam colaborações futuras. E nós (Centro Ciência Viva de Bragança, CCVB, e Instituto Politécnico de Bragança, IPB), enquanto organizadores locais, tudo faremos para criar as melhores condições para esta partilha. Aliás, um caminho que já temos vindo a trilhar.

Sem se deixar esmorecer pelos obstáculos geográficas, o CCVB tem vindo a afirmar-se na região enquanto facilitador e mediador de comunicação de ciência e tecnologia entre o IPB (e outras entidades de ensino superior) e a Sociedade. Esperamos que este Congresso seja um contributo relevante para o amadurecimento da comunicação de ciência na nossa região, um serviço público essencial para a construção de uma sociedade informada. 

Reconhecemos que há cada vez mais necessidade de encontrar estratégias que permitam diminuir as assimetrias regionais e que reforcem a coesão territorial de forma transversal e integrada. É por isso que trabalhamos para aumentar a oferta de eventos científico-culturais nos territórios transfronteiriços, que beneficiem as comunidades locais, garantindo aos habitantes destas regiões um acesso equitativo ao conhecimento.

Reforçando a ligação com os parceiros locais e a valorização dos espaços culturais, o primeiro dia do congresso acontece todo no centro da cidade, começando no Teatro Municipal, passando pelo Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e Casa da Seda, e acabando no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. E quem quiser pode ainda aproveitar o convite para visitar o Museu Abade de Baçal.

Esperamos que os comunicadores de ciência levem inspiração da cidade de Bragança e estamos certos que por cá deixarão também a sua marca. O congresso é para todos aqueles que se interessem pela comunicação de ciência – educadores e professores, profissionais de saúde ou do turismo, cientistas e alunos do ensino superior, comunicadores e jornalistas, etc. – e a comunidade local é convidada a participar.

No primeiro dia, as oficinas de formação em áreas diversificadas (desde contar histórias a construir um herbário) estão abertas a todos os interessados. Nos dois dias seguintes, é a vez do IPB receber o evento, com os comunicadores a mergulharem no seio da instituição e os alunos e professores a serem envolvidos pela comunicação de ciência.

Queríamos fazer um evento dentro da cidade e conseguimos. Começamos com um grupo de Pauliteiros e terminamos na Feira das Cantarinhas, neste que será o primeiro Congresso SciComPt em Trás-os-Montes.

 

Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança

Edição
3930

Assinaturas MDB