Nordeste Transmontano

Criada em Mirandela a primeira Unidade de Saúde Familiar Tipo B do distrito de Bragança

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2024-03-15 21:06

Mirandela passa a ter a primeira unidade de Saúde Familiar (USF) Tipo B do distrito de Bragança. Chama-se “Tua Saúde”, funciona no Centro de Saúde 1 e faz parte do lote de 222 USF’s criadas, em 2024, em todo o país, que são uma alternativa ao centro de saúde tradicional, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseado também em incentivos remuneratórios aos profissionais pelo desempenho, com incrementos salariais de pelo menos 60%.

Para o Secretário de Estado da Saúde, que inaugurou, esta manhã, a USF de Mirandela, apesar de já estar em funcionamento desde o início do ano, este é “mais um passo decisivo para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do SNS”, refere Ricardo Mestre.
“Tínhamos até ao final do ano passado, 368 USF modelo B e no início deste ano criámos mais 222 unidades e está agora generalizado a todo o país, dado que só faltava mesmo no distrito de Bragança”, adianta o ainda governante que, perto do adeus ao governo lembra a obra que está a ser feita nos cuidados de saúde primários. “Atualmente, estamos a construir 124 novos centros de saúde e a requalificar outros 360, o que representa um investimento sem paralelo naquilo que é o reforço dos cuidados de saúde primários”.

A USF “Tua Saúde”, de Mirandela, abrange um universo de nove mil utentes do concelho que têm acesso a médico de família e é constituída por uma equipa de 15 profissionais: cinco médicos, seis enfermeiros e quatro secretários clínicos que apresentaram uma candidatura.

Um dos aspetos diferenciadores destas unidades para os centros de saúde tradicionais passa pela concretização de objetivos. “Por exemplo, temos de fazer uma contratualização propondo-nos a dar uma cobertura de 90 por cento de consultas a diabéticos e temos de cumprir essa missão, caso contrário, não obtemos o benefício”, explica a Coordenadora da USF “Tua Saúde”.

A médica, Érica Fernandes, revela algumas das razões que os levaram a avançar para esta candidatura: “Primeiro, o conceito de USF, o facto de nos identificarmos enquanto equipa e também permitir prestar melhores cuidados e assim ficarmos mais satisfeitos com o nosso desempenho profissional que também é muito importante”, adianta.

O presidente da administração da ULS do Nordeste adiantou, no seu discurso durante a cerimónia, que outras USF vão nascer no distrito. No entanto, confrontado pelos jornalistas, no final da cerimónia, Carlos Vaz recusou-se a revelar quais serão as novas USF.

Diga-se que, no distrito de Bragança, chegou a existir, em tempos, uma unidade de saúde familiar em Torre Dona Chama, no concelho de Mirandela, mas foi desativada em 2012, por não ter cumprido os objetivos traçados.

Assinaturas MDB