Santa Sé

D. José Cordeiro revela que há 32 processos de canonização de portugueses em curso

Publicado por AGR em Sex, 2015-09-18 09:04

Foi à margem da visita Ad limina ao Vaticano que D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia, revelou aos jornalistas que decorrem 32 processos de canonização provenientes de 11 dioceses de Portugal. As declarações foram reproduzidas pela agência Ecclesia.
Após o encontro dos bispos portugueses com a Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), D. José Cordeiro referiu que foram informados sobre “todas as causas” que estão a decorrer no Vaticano, como as do Beato Bartolomeu dos Mártires, dos Pastorinhos de Fátima, de D. António Barroso ou da Irmã Maria do Divino Coração.
O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia, que faz a ligação com o Vaticano para estes processos, embora o trabalho seja sobretudo em cada diocese, adiantou que os vários processos são “gradativos” e estão em diferentes fases.
D. José Cordeiro referiu-se à conclusão do processo de canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires, afirmando que os bispos de Portugal esperam “para muito breve” que o Papa decida pela “canonização equipolente” neste caso.
Paralelamente, D. José Cordeiro revelou ainda que “está em curso” a possibilidade de uniformizar “tanto quanto possível” a liturgia em língua portuguesa.
 

Assinaturas MDB