FUTEBOL FORMAÇÃO

FCMA contraria as probabilidades e vence dérbi citadino com a Escola Crescer (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2023-03-26 11:34

O Futebol Clube Mãe d’Água (FCMA) recebeu e venceu a Escola Crescer, este sábado, por 1-0, em encontro relativo à 10.ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis AF Bragança.

Apesar da noite fria, o dérbi citadino motivou o interesse dos muitos adeptos, a ocupar na totalidade da bancada no Campo do CEE, que assistiram a uma partida onde o equilíbrio foi, por largos períodos, a nota dominante.

A Escola Crescer até começou melhor, dominando no período inicial da partida, criando várias oportunidades de golo, que esbarraram, invariavelmente, em Rui Monteiro.

A equipa da casa não se intimidou e apostando em rápidas transições ofensivas conseguiu equilibrar as operações.

O golo que quebrou o nulo surgiu, aos 39’, por intermédio de Miguel, na sequência de um livre frontal, marcado à maneira curta por Martins, não dando hipóteses ao guardião Hugo Fernandes.

No segundo tempo, ambas as equipas continuaram a procurar o golo, mas o resultado não iria conhecer alterações até ao apito final de Lília Martins.

No final do intenso dérbi local, Jorge Martins, treinador do FCMA, afirmou que a vitória acaba por ser justa. “Os meus atletas já mereciam uma vitória. Ao longo do campeonato temos realizado bons jogos, mas tem faltado alguma sorte. O adversário mostrou a sua qualidade e fez tudo para evitar a derrota, dando valor ao nosso triunfo. A nível defensivo estivemos bem e soubemos aproveitar as oportunidades que criámos”.

“Esta época temos tido algumas dificuldades com jogadores lesionados, o que não permite uma maior regularidade,” justificando o último lugar do FCMA, com 7 pontos, na tabela classificativa.

Para José Teixeira, treinador da Escola Crescer, as dificuldades inerentes de um dérbi fizeram-se notar. “Não há jogos fáceis, ainda para mais num jogo com a importância de um dérbi. O FCMA, apesar de ocupar o último lugar, tem uma boa equipa, com historial nas seleções distritais. Tivemos um jogo menos conseguido, embora, no primeiro tempo, tenhamos criado oportunidades suficientes para apresentar outro resultado. No segundo tempo, a perder por 1-0, jogámos mais com o coração do que com a cabeça”.

A derrota da Escola Crescer com o último classificado, FCMA, implica a descida ao terceiro lugar, com 21 pontos. “Não há que deitar a toalha ao chão e continuaremos a olhar para o campeonato do mesmo modo, ou seja, jogo a jogo. Há muito campeonato para jogar e nós só temos de nos focar no nosso processo,” afirmou.

Concluída a jornada 10 do Campeonato Distrital de Juvenis, o Bragança ganha vantagem na liderança, agora com 27 pontos, após a vitória em Moncorvo, por 2-9, secundado pelo Macedo de Cavaleiros, com 22 pontos.

Na próxima jornada, agendada para o dia 7 de abril, o alinhamento de jogos é o seguinte: Bragança-Mirandela, Mirandês-FCMA; Escola Crescer-Vale do Conde ‘B’, Cachão-Moncorvo e Macedo-Seixo (Jornada Invertida).

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB