Guerra de comunicados entre árbitros e AF Bragança

Publicado por AGR em Qui, 2015-04-16 10:23

Está a subir de tom a guerra entre os árbitros do distrito e a Associação de Futebol de Bragança. Depois do pedido de dispensa da última jornada de duas dezenas de árbitros e de a AFB ter recorrido a uma mão cheia de juízes da Associação de Futebol de Vila Real, cerca de três dezenas de árbitros da AFB reuniram-se para discutir a situação do atraso no pagamento dos prémios de jogo, que já vai em dois meses.
O recurso a árbitros de Vila Real, a quem suspeitam que já foi efetuado o devido pagamento, ao contrário do que acontece no caso dos locais, levantou alguma celeuma e já mais juízes ameaçam aderir ao protesto, pedindo a dispensa dos jogos do próximo fim de semana. Também o facto de haver árbitros disponíveis que nem sequer foram nomeados causou estranheza, conforme indicado pelos juízes numa carta enviada ao presidente da AFB, António Ramos, a que o Mensageiro teve acesso.
“Informamos que o elevado número de pedidos de dispensa a esta data se deve ao facto de não termos recebido ainda os prémios que temos direito pelo exercício do nosso “part time”. Passam a esta data dois meses do último pagamento efetuado por essa associação aos árbitros; como entende nós adiantamos um valor para a nossa deslocação, na maior parte dos casos, adquirimos por nossa conta e risco os equipamentos para exercício desta atividade o que em alguns casos se esta a tornar demasiado dispendioso e que faz com que alguns colegas não disponham neste momento de dinheiro para poder exercer este “Part time”. Na passada semana, fomos apelidados por si de “ ingratos”, talvez por nos mostrarmos disponíveis e cooperantes, ou porque mostrando a nossa dedicação não deixamos de aparecer no centro de treinos, deixando as nossas famílias; pensamos nós que teria sido melhor e mais sensata atitude o facto de ao ver tão elevado número de pedidos de dispensa, ter marcado uma reunião com carácter de urgência e questionar o porquê com aqueles que fazem e farão parte da Associação de Futebol de Bragança; com aqueles que dentro de todo este vendaval de incertezas sempre atuou, colocando em prática e em campo todo o seu empenho, dedicação e profissionalismo”, lê-se na carta dos árbitros da AFB, enviada na terça-feira. Os juízes terminam solicitam “uma breve resolução do (...) problema, para bom funcionamento dos campeonatos e da nossa Associação”; “Como bons apologistas do diálogo e da máxima, “a conversar é que a gente se entende”, esperamos que seja direto e leal connosco e nos coloque realmente a par da atual situação, dizem.
Pouco depois, no mesmo dia, seria o presidente da AFB a emitir, também ele, um comunicado, mas a enaltecer os serviços dos vilarrealenses. “Face ao elevado e anormal pedidos de dispensa dos árbitros da Associação de Futebol de Bragança, a Direcção e o Conselho de Arbitragem articularam uma estratégia de resolução com a congénere de Vila Real. Segundo o Presidente, António Ramos, “esta foi a solução célere e diligente face ao problema originado, aproveitamos para agradecer o profissionalismo dos árbitros e dos dirigentes da Associação de Futebol de Vila Real”, lê-se no comunicado da AFB.
Para hoje está prevista uma reunião entre AFB, árbitros, o presidente da APAF e o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.
O Mensageiro tentou obter, mais uma vez, esclarecimentos, por escrito, junto do presidente da Associação mas, mais uma vez, os seus esforços foram ignorados.  O Mensageiro perguntou “a que se deve o atraso no pagamento dos prémios de jogo devidos aos árbitros desta Associação, se foi efetuado algum pagamento aos árbitros de Vila Real que foram chamados a apitar jogos da Associação Distrital de Bragança, o que pretende esta Associação fazer caso persistam os pedidos de dispensa dos árbitros da AFB”, entre outras questões.

AFB dá ordem de pagamento

Entretanto, já esta quarta-feira, os árbitros do distrito de Bragança já começaram a receber ordem para ir receber à sede associativa as verbas em falta. Assim sendo, apenas uma mão cheia de pedidos de dispensa foram apresentados para os jogos do próximo fim de semana.

Assinaturas MDB