Torre de Moncorvo

Instalação de fábrica de tratamento de bagaço em Carviçais com “parecer global desfavorável”

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2021-10-13 17:18

A junta de freguesia de Carviçais, em Torre de Moncorvo, informou hoje que deu entrada na câmara municipal desta vila um projeto para um licenciamento de uma unidade de transformação de bagaço de azeitona, na sequência do qual foram pedidos pareceres à Agência Portuguesa do Ambiente, Administração da Região Hidrográfica do Norte e às Infraestruturas de Portugal face à proximidade da Estrada Nacional 220 e da antiga Linha de Caminho de Ferro do Sabor, e ainda ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, via Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

No mesmo comunicado a autarquia revela que a resposta vai no sentido da “decisão global desfavorável à pretensão”. Pelo que a junta de freguesia “jamais estará em concordância com um projeto empresarial, fabril ou turístico que possa colocar em risco a população”. Esta opinião já foi transmitida ao município, segundo se lê na mesma informação.
Uma empresa de transformação de bagaço de azeitona sediada no Alentejo adquiriu um terreno em Carviçais, que, segundo a escritura pública, se destina à atividade desenvolvida. Entre a população estalou a polémica, uma vez que muitos habitantes ou oriundos da localidade se mostraram desfavoráveis à instalação deste tipo de unidade.

Assinaturas MDB