Vinhais

Memórias das gentes de Vinhais foram passadas para um livro

Publicado por . em Qui, 2023-09-21 10:39

Contos, lendas, factos históricos e alguns aspetos tradicionais e gastronómicos das vinte e seis freguesias do concelho de Vinhais, passados a letra de forma para homenagear todos os vinhaenses, divulgando e perpetuando, para as gerações vindouras, saberes de outrora.

“Quem conta um conto…”, lançado publicamente no dia 13 de setembro, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, foi dado à estampa com a chancela da editora LeYa e coordenação de Roberto Afonso, responsável, também, pela apresentação da obra.

Esta publicação resulta do trabalho da equipa do CLDS 4G ESPAV - Vinhais, constituída por Ana Rita Costa, Célio Gonçalves, Dora Gomes e Joana Claro, tendo as ilustrações ficado a cargo de Vítor Branco.

O projeto CLDS 4G - ESPAV (Estimular, Socializar, Participar, Autonomizar Vinhais), coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e promovido pela Câmara de Vinhais, iniciou a sua atividade a 1 de julho de 2020 e terminará já no próximo dia 30 de setembro. O seu principal objetivo passou pelo combate à situações de exclusão social, pobreza infantil, isolamento social da população idosa, diminuição dos níveis de abandono escolar e ainda auxílio na inserção profissional, actuando em três grandes eixos: Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação; Eixo II - Intervenção Familiar e Parental preventiva da Pobreza Infantil; Eixo III - Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, do qual resultou a obra agora publicada que, por ser financiada por fundos comunitários, não se encontrará à venda.

No final da sessão, foi oferecido um exemplar a cada pessoa presente, entre as quais se encontravam vários presidentes de junta e uniões de freguesia e muitos dos informantes que tornaram o livro possível.

Assinaturas MDB