Mogadouro

Portugal e Espanha com programa para reintroduzir quebra-ossos no território até 2027

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-12-14 09:39

Portugal e Espanha apresentaram e debateram em Miranda do Douro estratégias comuns para recuperar o quebra-ossos (‘Gypaetus barbatus’), uma ave de rapina ameaçada de extinção, e trazê-la de volta ao Douro Internacional e Norte de Portugal.
Este trabalho acontece no âmbito do projeto “LIFE Corredores Ibéricos para o Quebra-ossos”, para recuperar a antiga área de distribuição desta ave de rapina na Península Ibérica.
“Trata-se de um projeto muito ambicioso e nós estamos muito comprometidos e pretendemos criar as condições necessárias para possamos receber novamente esta espécie. Uma das ações da iniciativa passa pela construção de uma estratégia ibérica para a conservação do quebra-osso”, explicou a diretora regional do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento.
O ICNF é um dos parceiros deste projeto, conjuntamente com o Ministério espanhol para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO) e a Fundación Para la Conservación del Quebrantahuesos.

Assinaturas MDB