Nordeste Transmontano

Três homens condenados a penas de multa ou trabalho comunitário por caça ilegal

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2020-02-05 13:50

Numa semana a GNR deteve três homens por caça com recurso a meio não permitido, que após serem presentes a primeiro interrogatório judicial foram condenados ao cumprimento de horas de trabalho comunitário ou ao pagamento de penas de multa.
No dia 2 de fevereiro o Núcleo de Proteção Ambiental de Mirandela, no dia 2 de fevereiro, deteve dois homens de 59 e 60 anos por caça por meio não permitido, no concelho de Mirandela. Segundo uma fonte do comando da GNR em Bragança no âmbito de uma fiscalização ao acto venatório, os militares abordaram os dois caçadores quando estavam a caçar tordos através de dois chamarizes, que são meios não permitidos, em zona de caça municipal da Beira Tua. Da ação policial, destaca-se a apreensão de dois aparelhos radiofónicos (chamariz), duas armas de fogo e a elaboração de dois autos de contraordenação à legislação da caça.
Os dois detidos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Mirandela, no dia 3 de fevereiro. A um deles foi decretado o pagamento de 300 euros a uma instituição de solidariedade de Mirandela, ao outro 60 horas de trabalho comunitário.
No mesmo dia tinha sido detido em Izeda pela Equipa de Proteção Florestal de Bragança, um homem de 66 anos, por caça com recurso a meio não permitido.
No decorrer de uma ação de fiscalização os militares detiveram um homem a caçar aves, através de meios não permitidos, nomeadamente o chamariz, o que culminou na sua detenção. Na sequência das diligências policiais foram apreendidas uma arma, uma mochila, 125 cartuchos e 48 invólucros.
O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Bragança, que o condenou a oito meses de pena suspensa e 80 dias de trabalho comunitário.

Assinaturas MDB