Oleirinhos: Combate ao Isolamento Social
Na aldeia de Oleirinhos, o esforço para combater o isolamento social, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos mais velhos está em pleno vigor. Alunas dos cursos de Mestrado e Licenciatura em Educação Social do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), durante o estágio realizado na União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, desenvolveram projetos que estão a fazer a diferença na comunidade.
Esses projetos incluíram uma série de atividades e sessões de sensibilização sobre diversos temas. Entre as iniciativas, destacam-se as visitas ao Centro de Ciência Viva e ao Teatro Municipal. Nessas visitas, os idosos exploraram os espaços, participaram em atividades interativas e lúdicas que estimularam a sua imaginação e aprenderam sobre temas científicos e culturais.
Os idosos também se envolveram em workshops que incentivaram o trabalho manual e a aprendizagem de técnicas específicas. Ao realizarem trabalhos em cerâmica exploraram técnicas tradicionais, moldando o barro e criando peças únicas. Nos workshops de chás, revelaram os segredos da medicina popular, descobrindo as propriedades curativas das ervas e das plantas locais. Em fotografia criativa exploraram diferentes técnicas e estilos, utilizando a câmara para expressar emoções e perspetivas sobre o mundo.
O Centro Escolar da Sé também foi palco de momentos de interação e aprendizagem entre diferentes gerações. Crianças e idosos participaram juntos em atividades, tais como jogos e brincadeiras, criando um ambiente de alegria e descontração. Em espaços acolhedores, os mais velhos transformaram-se em contadores de histórias, partilhando vivências que fascinaram as crianças. Estas, encantadas pela magia das palavras dos mais velhos, ouviram atentamente cada história, ampliando valores como amizade, coragem, perseverança e resiliência.
O impacto desses projetos na comunidade de Oleirinhos foi significativo. Os mais velhos sentiram-se mais valorizados e integrados, enquanto as crianças desenvolveram novas habilidades, aprenderam sobre a cultura local e fortaleceram laços. A iniciativa promoveu o envelhecimento ativo e saudável, demonstrando o poder do convívio intergeracional para o bem-estar individual e coletivo.
Em Oleirinhos, o isolamento social está a ser combatido com criatividade, carinho e cooperação, num exemplo inspirador de como as comunidades se podem unir para cuidar de todos os seus membros. Ao unir gerações através de atividades ricas em significado e aprendizagem, os projetos desenvolvidos servem como um exemplo inspirador do potencial da educação social pode ajudar a promover a inclusão e o desenvolvimento comunitário. Por tal, corroboramos as palavras de Jonh Dewey: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.