FUTEBOL

Clubes brigantinos certificados descem para 13 na temporada 2022/2023

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-05-25 16:42

O número de clubes do distrito de Bragança, reconhecidos como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol, para a temporada 2022/2023, diminuiu de um total de 14 para 13, após a ausência da Associação Desportiva de Paredes, Monte Vinhais, Associação Recreativa Santo Cristo e Sporting Clube de Moncorvo do processo de certificação.

Entre os 13 clubes brigantinos certificados, o destaque vai para o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros e Grupo Desportivo de Bragança, que garantiram 4 estrelas, nota máxima entre os filiados da Associação de Futebol de Bragança.

O emblema de Macedo de Cavaleiros conseguiu o feito de repetir a avaliação de 4 estrelas, pela terceira temporada consecutiva, enquanto o GD Bragança recuperou as 4 estrelas conquistadas na temporada de 2018/2019.

No que respeita ao futebol masculino, aparecem com a classificação de 3 estrelas: ADSP Vale Conde, GD Moncorvo, GD Mirandês, EF Crescer, SC Mirandela e o estreante FC Vinhais. Já o Grupo Desportivo do Cachão obteve 2 estrelas na sua estreia no processo de certificação.

Quanto ao futsal, Associação Recreativo Alfandeguense, Centro Social e Paroquial de Vila Flor e Grupo Desportivo Macedense replicaram a classificação de 3 estrelas, obtida na temporada anterior. Sendo que o Clube Académico de Mogadouro é reconhecido pela primeira vez como Centro Básico de Formação de Futsal.

O processo de certificação de clubes, criado em 2015, assenta na colaboração das Associações Distritais e Regionais e visa melhorar, gradualmente, a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol e futsal, em todas as vertentes, estimulando e apoiando todas as Entidades que desenvolvem atividade na área da formação desportiva.

Recordamos que o Processo de Certificação da FPF é obrigatório para os clubes que participem nas competições nacionais de futebol e futsal, em contexto sénior ou formativo, sendo que os clubes devem estar certificados pela FPF como entidade formadora classificada com, pelo menos, 3 estrelas.

Em nota de imprensa, a AF Bragança “parabeniza todos os clubes filiados pela conclusão do respetivo Processo de Certificação, constituindo este uma ferramenta cada vez mais preponderante na dinâmica dos mesmos”.

 

Confira a lista de clubes certificados:

Clubes com Processo Certificação Concluído (Futebol):

CA Macedo de Cavaleiros: 4 estrelas

GD Bragança: 4 estrelas

FC Vinhais: 3 estrelas

ADSP Vale Conde: 3 estrelas

GD Moncorvo: 3 estrelas

GD Mirandês: 3 estrelas

EF Crescer: 3 estrelas

SC Mirandela: 3 estrelas

GD Cachão: 2 estrelas

 

 

Clubes com Processo de Certificação Concluído (Futsal):

 

AR Alfandeguense: 3 estrelas

CSP Vila Flor: 3 estrelas

GD Macedense: 3 estrelas

CA Mogadouro: Centro Básico de Formação de Futsal

Foto: Direitos Reservados

Assinaturas MDB