FUTSAL DISTRITAL

EFAP de volta ao pódio com vitória suada diante da AR Alfandeguense (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-03-25 22:00

A Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP) bateu, esta sexta-feira, com reviravolta, a Associação Recreativa Alfandeguense, por 4-1, e recupera o terceiro lugar, destronando o Sporting de Moncorvo, quando decorridas 15 jornadas do Campeonato Distrital AF Bragança de Futsal.

No Pavilhão da Coxa, em Bragança, a turma brigantina teve de suar para bater um adversário que inaugurou o marcador, aos 10’, por Emanuel Ferreira, de ângulo apertado, a materializar o melhor desempenho dos alfandeguenses.

A correr atrás do resultado, a EFAP ainda iria desperdiçar uma oportunidade de igualar a partida, aos 15’, por Dinis, ao falhar um livre de 10 metros.

O encontro acabou por ficar marcado pela decisão do árbitro Ricardo Leal, a 16 segundos do apito para o intervalo, ao assinalar grande penalidade a favor da EFAP, a castigar uma alegada agressão do guarda-redes Rui Pacheco sobre Araújo. A decisão originou os protestos do jogador alfandeguense Moura, que acabou por receber de imediato ordem de expulsão.

Na conversão da grande penalidade, João Pinheiro igualou a partida a uma bola.

No reatamento, os brigantinos tomaram conta do jogo, foram mais consistentes e com naturalidade chegaram aos golos. Aos 22’, Hugo Aires deu início à reviravolta, seguido de João Pinheiro, aos 24’, com um potente remate fora da área e, finalmente, aos 28’, Clóvis a fechar o marcador em 4-1.

No final da partida, Manuel Rodrigues, técnico da EFAP, considerou que o jogo teve duas partes distintas. “Foi uma primeira parte muito fraca da nossa equipa, individual e coletivamente, mérito para o Alfandeguense que entrou muito forte e com uma intensidade a que não soubemos responder. No segundo tempo, estivemos melhor e conseguimos concretizar em golos a nossa melhoria de rendimento”.

Manuel Rodrigues, sem grandes delongas, abordou o lance da grande penalidade que deu o empate. “Considero que seja grande penalidade, após isso temos que acatar as decisões das equipas de arbitragem, sendo escusado discutir com os critérios impostos”.

De regresso ao 3.º lugar da tabela, a três jornadas do final da competição, Manuel Rodrigues prefere deixar as contas para depois. “Olhamos jogo a jogo, o importante é ganhar os próximos jogos e no final fazemos as contas e vemos em que lugar acabamos”.

Já Fernando Macedo, treinador do Alfandeguense, considerou que as expulsões acabaram por alterar e condicionar o rumo da partida. “Os primeiros 20 minutos desta partida foram do melhor que fizemos neste campeonato. Nunca me queixei da arbitragem e faço isso aqui porque acredito que a minha equipa não merecia isto. O segundo tempo foi completamente desequilibrado contra uma grande equipa que não precisa destes favores para ser competitivo. Fica a atitude dos meus jogadores, mas é muito difícil gerir a frustração ao fazer um grande jogo na casa da EFAP e seres penalizado com duas expulsões no último minuto do primeiro tempo,” rematou.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB