ATLETISMO

IV Trail Urbano Solidário juntou 260 participantes e angariou 1265 euros (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-12-04 10:07

A 4.ª edição do Trail Urbano Solidário, iniciativa no âmbito da 6.ª edição de "Bragança, Terra Natal e de Sonhos", juntou, este sábado, na Praça da Sé, 260 participantes, num ato solidário que angariou 1265 euros, valor esse que reverteu na totalidade a favor da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.

A prova dividida nas modalidades de Trail (8 km) e Caminhada (5 km) foi organizada pelo Ginásio Clube de Bragança (GCB) e o Município de Bragança com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança e Polícia de Segurança Pública, tendo como padrinho o atleta Braima Dabó. 

“É um orgulho apadrinhar causas solidárias e é com satisfação que assisto à adesão de tantos participantes aliando a solidariedade à prática desportiva,” declarou o atleta do GCB.

Braima Dabó encarou a noite gélida como “uma motivação para não pararmos,” brincou o atleta reconhecido pelo seu ‘fair-play’.

Para Carlos Fernandes, presidente do Ginásio Clube de Bragança, esta ação solidária transcende a vertente desportiva. “O mais importante é realizarmos um ato de solidariedade com quem mais precisa e ficamos muito satisfeitos com a adesão das pessoas nesta iniciativa”.

António Gomes, atleta da JDC Academy, fez a sua estreia no Trail Urbano Solidário e mostrou-se satisfeito com a azáfama antes do tiro de partida. “Decidi participar pela vertente solidária, juntando a isso a prática desportiva e o convívio”.

O autarca Hernâni Dias reforçou o caráter solidário dos brigantinos numa prova imbuída pelo espírito natalício. “Agradecemos a todos os participantes que deram o seu contributo para conseguirmos atender alguns “dos sonhos de natal” das instituições e é isto que marca positivamente a nossa comunidade, reforçando o espírito de solidariedade, amizade e inclusão”.

Emanuel Lameiras, responsável da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, salientou com satisfação a caridade brigantina. “Para além do valor monetário, o que marca este gesto simbólico é a caridade demonstrada ser o reflexo do coração e generosidade das pessoas perante os outros. Alegra-me que as pessoas em tempos difíceis se unam e juntem-se para ajudar quem mais precisa,” alertando que “assistimos, nesta altura do ano, a um aumento da procura de ajuda da Cáritas por parte da comunidade estudantil, principalmente dos alunos estrangeiros”.

Na vertente desportiva, sem classificação oficial, na prova de Trail Urbano, Rúben Santarém, do FC Vinhais, terminou em primeiro lugar, enquanto nos femininos venceu Rosária Sebastião, do GCB.

Assinaturas MDB