FUTEBOL FORMAÇÃO

Macedo de Cavaleiros vence Mirandela e garante título de campeão distrital de iniciados

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-05-22 22:38

A formação de iniciados do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros sagrou-se campeão distrital, este domingo, a duas jornadas do fim da fase de apuramento de campeão, com o impressionante registo de 7 vitórias e um empate em 8 jornadas disputadas.

O conjunto orientado por Luís Simão formalizou o estatuto de vencedor da edição 2021/2022 do Campeonato Distrital de Iniciados AF Bragança após vencer o Sport Club Mirandela por esclarecedores 4-1.

No Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, Afonso Ribeiro inaugurou o marcador para o Macedo, com um remate fulminante de meia distância, aos 8 minutos, e deu a confiança necessária para uma exibição tranquila.

O 2-0 não demorou muito e, aos 20’, uma arrancada do avançado João Choupina só terminou com o golo que garantiu uma vantagem mais confortável.

Antes do intervalo, o SC Mirandela ainda reduziu a diferença no marcador, aos 43’ do primeiro tempo, aproveitando um autogolo de João Silva.

Na etapa complementar, Miné (52’) e o “chapéu” de João Choupina (61’) anularam qualquer reação da formação mirandelense, fechando as contas da partida em 4-1.

O técnico macedense Luís Simão não disfarçou o seu orgulho e apontou aos seus jogadores a responsabilidade pela conquista do título de campeão distrital. “Esta equipa realizou um trabalho fantástico na Fase de Campeão. Mostrámos a regularidade necessária em toda a prova, em que soubemos sofrer nos momentos que tivemos mais dificuldades. Tivemos lesões graves e casos de covid-19, mas nesses momentos difíceis outros assumiram o seu papel em prol do grupo. A esta equipa dei os instrumentos e eles efetuaram o resto. O título é deles e foi um prazer enorme trabalhar com eles. Quanto ao jogo, esta vitória foi indiscutível e jogámos para ganhar, apesar de o empate ser suficiente".

Para Ricardo Gomes, treinador dos mirandelenses, os golos sofridos deixaram um amargo de boca tendo em conta o desempenho do conjunto aurinegro. “O Mirandela entrou em campo com a vontade de vencer e mostrámos essa garra, mas não tivemos a sorte do jogo na maneira em como sofremos os golos. A equipa perdeu um pouco a identidade face às adversidades, normal numa equipa de primeiro ano, mas com o passar do tempo conseguimos equilibrar a partida e conseguir o golo. Tivemos culpa nos golos sofridos, mas isso não belisca a capacidade e o desempenho do Macedo de Cavaleiros nesta partida e ao longo do campeonato. A nossa equipa tem qualidade e mostraremos essa capacidade até ao fim do campeonato e na próxima temporada”.  

Com duas jornadas por disputar, o invicto Macedo de Cavaleiros garante o desejado título após somar 22 pontos em oito jogos. O SC Mirandela perde terreno pela luta do segundo lugar para a Escola Crescer, que venceu a ACDR Seixo Manhoses, por 1-0, e fica a um ponto dos estudantes brigantinos.

O alinhamento da próxima e penúltima jornada é o seguinte: Mãe d´Água-Escola Crescer, Mirandela-ACRD Seixo Manhoses e Macedo de Cavaleiros-GD Mirandês.

A nona jornada está agendada para o dia 29 de maio, às 11h00.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB