Diversos

Torneio de poker online bate recorde mundial em 2020

Publicado por DR em Ter, 2021-01-05 15:41

Num ano marcado pela suspensão da maior parte dos torneios de poker de carácter presencial, a World Series of Poker (WSOP) Online 2020 bateu o recorde mundial do Guinness para maior prémio de sempre da história do poker online. O torneio, realizado em formato 100% virtual, contou com a presença de jogadores profissionais vindos de todas as partes do mundo. No final, a sorte sorriu ao búlgaro Stoyan Madanzhiev, que conquistou o milionário primeiro prémio de $3,904,685 (aproximadamente 3.3 milhões de euros), o maior de sempe da história do poker online. Na segunda posição ficou a chinesa Wenling Gao, que também fez história: o seu prémio de $2,748,605 foi o maior alguma vez conquistado por uma mulher no contexto dos circuitos profissionais. O feito da reputada jogadora chinesa é ainda maior quando consideramos que Gao chegou ao WSOP Online 2020 depois de participar num torneio satélite de apenas $500.
No top 10 do torneio fizeram-se ainda representar o norte-americano Tyler Rueger e o neo-zelandês Thomas Ward, que obteram prémios superiores a 1 milhão de dólares depois de terminarem na terceira e quarta posição. Os outros vencedores do WSOP Online 2020 incluem o japonês Satoshi Isomae ($949.937), o brasileiro João Santos ($666.637), o alemão Stefan Schillhabel ($467.825), e os norte-americanos Tyler Cornell ($328.305) e Samuel Taylor ($230.395).

Recorde anterior pertencia a um português

Os portugueses podem até não ter tido lugar de destaque no WSOP Online 2020, mas eles já fazem parte da história do poker online. Antes do torneio ter sido realizado no final deste ano, o recorde do maior prémio da história do poker online pertencia ao jogador português Manuel Ruivo, natural de Coimbra. Em 2019, Ruivo foi um dos vários portugueses que se destacou num torneio de poker online de renome, tendo levado para casa um saque até então nunca antes visto de $2,329,943.88 (quase 2 milhões de euros). No mesmo torneio, também os portugueses Pedro Marques e João Caetano mereceram lugar de destaque, com a conquista de prémios que ficaram muito próximos da casa do milhão de euros.
Uma profissão relativamente recente, a vida de um jogador profissional de poker é marcada por ganhos esporádicos, muita incerteza, e muitas horas de trabalho passadas em frente ao computador. No entanto, o crescimento do mundo do poker online e do poker de carácter competitivo tem contribuído para que cada vez mais portugueses se dediquem ao popular jogo de cartas, seja de forma profissional ou amadora.

Crescimento do poker online levou ao aparecimento de uma comunidade portuguesa de jogadores profissionais

Desde que o poker online passou a ser licenciado em Portugal, através de um decreto-lei emitido em 2015, a comunidade de jogadores profissionais de poker de Portugal não tem parado de crescer. Sob a tutela da SRIJ, existem 15 sites de poker licenciados em Portugal. Hoje, os portugueses têm oportunidade de explorar o seu talento para as cartas de forma segura e 100% legal em vários portais digitais. O site de poker online em português na sala 888 é um dos mais populares e tem promovido a modalidade de casino de forma efusiva desde que surgiu no panorama nacional. Além de excelentes estruturas para jogar e treinar poker, os jovens portugueses apaixonados pelas cartas têm também a oportunidade de participar de uma comunidade cada vez maior de jogadores e promotores do poker, que incluem vários campeões internacionais e um impressionante número de jogadores milionários.
No conexto da WSOP, que é uma espécie de Liga dos Campeões do mundo do poker, os portugueses destacam-se pela conquista de várias braceletes (primeiros lugares) e por terem bastante peso na cena de poker internacional. Estes campeões portugueses são na sua maioria muito jovens. Estudantes universitários que trocaram a segurança de uma educação superior pela aventura do poker, onde os ganhos são maiores e mais imediatos e onde os profissionais têm a oportunidade de definir as suas próprias horas e trabalhar por conta própria.
Apesar do sucesso dos portugueses no mundo do poker, existem riscos envolvidos. Como todos os jogos de sorte e azar, o poker ainda é fundamentalmente definido pela sorte, e ganhar dinheiro na mesa de jogo pode ser tão difícil quanto imprevisível. A competição é cada vez mais forte, os torneios online e presenciais cada vez mais concorridos, e o número de jogadores dotados não pára de crescer. Ainda assim, os profissionais do poker garantem que é possível fazer dinheiro de forma consistente com o jogo de cartas.
Os mais habilidosos jogadores de poker destacam-se pelas horas passadas a jogar, pela dedicação diária, por seguirem padrões de jogo bem definidos e por jogarem em múltiplas mesas em simultâneo. Em 2020, experimentar uma carreira no mundo do poker online é mais fácil e seguro do que nunca. Existem vários sites licenciados por onde escolher e imensos materiais educativos disponíveis na Internet para todos aqueles que queiram ficar a saber mais acerca dos segredos do jogo.

Assinaturas MDB