Bragança

Trilhos e Plantas fez caminhada e sunset na Serra da Nogueira

Publicado por AGR em Qui, 2023-06-01 15:22

Cerca de três dezenas de pessoas participaram na caminhada e no sunset, no sábado, na serra da Nogueira, promovido pela associação Trilhos e Plantas, com o apoio da Junta de Freguesia de Rebordãos, do IPDJ e do IPB. Ao longo da caminhada, que ligou a aldeia de Rebordãos ao santuário da Senhora da Serra, os participantes puderam ir apanhando lixo.
“É o que fazemos sempre nas nossas atividades, bem como a observação da biodiversidade”, referiu Berta Loureiro, vice-presidente da associação.

“Fazemos a preservação cultural, com o saber popular sobre o uso das plantas. O objetivo é preservar património cultural e ambiental da região”, frisou.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Dia Internacional da Bio- diversidade, que se assinala a 22 de maio.

A associação nasceu em julho de 2019, com 45 fundadores mas, atualmente, já tem mais de 150 sócios, 118 deles com menos de 30 anos.

“Ainda não temos sede, que já nos foi prometida pela autarquia desde o início. Gostaríamos de ter uma sede numa aldeia pois o objetivo é fazer uma aldeia etnográfica, que vamos candidatar a um projeto da Gulbenkian”, explicou. Para além disso, no último sábado de junho e julho realizam workshops de barro e, também, de sabão tradicional.

“Em novembro fazemos semana da Floresta Autóctone, em parceria com o IPB e representante da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Paulo Mafra)”, referiu. “Vamos adotar um troço do rio Fervença até à nascente. Vamos fazer a monitorização do rio e um magusto tradicional. No verão vamos fazer voluntariado pelas florestas, na serra da Nogueira. Procuramos voluntários para um programa do IPDJ, o Portugal Digital, em que os jovens ensinam os idosos a usar o computador”, explicou.

Assinaturas MDB