A opinião de ...

HARP: como substituir ou planear a substituição de um sistema de aquecimento?

Continuação da edição anterior
Antes de avançar, verifique a dimensão dos equipamentos e se tem o espaço necessário à sua instalação nos arrumos, varandas, telhados, marquises ou outros. Além disso, os equipamentos emitem sempre algum ruído. Peça a etiqueta energética e veja o ruído que emitem (em dB) e se causam incómodo ao ficarem próximos de zonas de descanso, como os quartos.
Finalmente, porque as nossas casas estão integradas em bairros e condomínios, verifique se há limitações ou condições a ter em conta. Para a instalação de unidades exteriores ou para passar cabos ou tubos por zonas comuns pode ter de pedir autorização ao condomínio ou à Câmara Municipal, nomeadamente se residir numa zona histórica.
Se ainda tem dúvidas sobre o que a HARPa pode fazer por si, veja o exemplo da família Inverno, que estava convencida que a sua caldeira de 25 anos era uma boa solução e descobriu que a conta mensal podia ser muito menor, bem como a emissão de gases, se fizessem o investimento certo.
Ponha já mãos à obra! Escolher e instalar um sistema de aquecimento eficiente não é uma tarefa para ser feita à pressa quando chega o inverno ou quando o aquecimento avaria. O tempo e o planeamento são fundamentais para poupar tempo, aumentar poupanças e reduzir imprevistos.
E não se esqueça, mesmo com um aquecimento eficiente, temos de ser energeticamente responsáveis. O facto de podermos aquecer as nossas casas de forma eficiente não significa que possamos ou devamos aquecer desnecessariamente. A temperatura de conforto recomendada no Inverno está entre os 19º e os 21º graus. Por cada grau de temperatura adicional, o nosso consumo de energia aumenta em média 7% e, com isso, a fatura da energia e a nossa pegada ambiental.
Se gosta mais de ouvir do que de ler, visite a nossa página aquecimentoeficiente.adene.pt e assista aos nossos vídeos e lives.

Edição
3875

Assinaturas MDB