A opinião de ...

“Em dia de S. Matias (24) começam as enxertias.”

O mês de fevereiro ao contrário dos anteriores, alcançou rapidamente a média de precipitação, até ao dia 12 a estação de referência de Bragança não apenas alcançou a media como a superou, vejamos os dados, a quantidade média de precipitação segundo as normais climatológicas 1971-2000 é de 75 litros por m2, a quantidade recolhida já era de 122.9 litros por m2, um desvio positivo muito significativo e importante, afinal já se trata do último mês do inverno meteorológico. Segundo o relatório do índice PDSI do IPMA, no final de janeiro, o cenário de seca estava afastado de qualquer ponto da nossa região, havendo inclusive alguns pontos do concelho de Bragança e Miranda do Douro na classe de chuva fraca. Os valores percentuais de água nos solos continuam em valores francamente bons e normais para a época do ano, em capacidade de campo em toda a nossa geografia.
 
Em relação às temperaturas, as últimas semanas foram marcadas pela importante variabilidade, entre dia 1 e dia 7 os valores foram descendo, colocando-se ligeiramente abaixo da média para o período, a partir de dia 8 os valores foram subindo gradualmente, colocando-se acima dos valores médios a partir do dia 10, praticamente não se têm registado geadas, o que não é muito habitual em fevereiro.
 
As chuvas abundantes das últimas semanas refletem-se na bacia do Douro e nas principais albufeiras da região, em termos globais a bacia do Douro apresenta uma percentagem de volume armazenado de 83.9%, muito acima dos valores médios dos últimos anos que se fixa nos 71.8%, olhando o detalhe das albufeiras, temos o Azibo com 95% com 51621 dam3 e o Baixo Sabor com 91% dam3.
 
O tempo mais cinzento voltou na passada terça-feira, também alguma chuva e uma descida das temperaturas, não caíram grandes quantidades de precipitação, mas o suficiente para manter muita humidade à superfície dos solos. Nos próximos dias não existe de momento concordância entre os principais modelos, contudo o cenário mais provável é de uma certa estabilização da atmosfera já a partir de amanhã, sexta-feira, as temperaturas deverão subir gradualmente, a subida será mais significativa nas máximas, com Bragança a variar entre os 3/5ºC e os 16/17ºC, Mirandela entre os 4/6ºC e os 18/19ºC em Mirandela, Macedo de Cavaleiros entre os 4/5ºC e os 17/18ºC e Miranda do Douro entre os 3/5ºC e os 17/18ºC.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes - Portugal.

Edição
3820

Assinaturas MDB