Arquivo Distrital de Bragança vai digitalizar um milhão de imagens
O Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC) está a preparar-se para digitalizar um milhão de imagens que fazem parte do seu espólio, adiantou ao Mensageiro a diretora, Élia Correia.
Trata-se de um projeto que conta com um financiamento de cerca de 200 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Nas aspirações a curto e médio prazo está a apresentação de uma candidatura ao Fundo de Reabilitação para obras no edifício do Convento de S. Francisco, em Bragança, incluindo os equipamentos de climatização. Prevê-se que tal aconteça no início do ano de 2024.
Criado em 29 de novembro de 1916, o Arquivo Distrital permite uma viagem no tempo a quem por lá investigue. Intra muros há um vasto espólio essencial para fazer e pesquisar a história do distrito de Bragança, actividades nem sempre do conhecimento do grande público. “Possui 512 fundos, entre Arquivos Públicos e Privados, constituído por 7 Km de documentação. Conserva e preserva um vasto e diversificado conjunto de fundos documentais. As datas extremas vão do século X ao século XX, embora a maioria da documentação seja posterior ao século XVIII”, descreveu Élia Correia.