Casa da Cultura recebeu segunda edição do evento ‘Transforma-te’
A segunda edição do ‘Transforma-te’ teve lugar no passado dia 6 de setembro, no auditório Doutor Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.
O Auditório encheu-se para ouvir Jacinto Jardim, docente na Universidade Aberta, falar sobre ‘Escola e Autocuidado’.
Trata-se de um evento que geminou do congresso ‘Implica-te’ e que foi promovido por quatro entidades do concelho de Alfândega da Fé, nomeadamente, a Paróquia de São Pedro de Alfândega da Fé, o Agrupamento de Escolas, a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal, e também pela Universidade Aberta e pelo Centro de Formação do Tua e Douro Superior.
Segundo Jacinto Jardim, a formação para professores sobre o tema do Autocuidado é muito importante porque “há dados que mostram que mais de 50 por cento dos professores estão a necessitar de suporte para poderem fazer frente às situações de stress e de desgaste” e que “para os professores, na atualidade, conseguirem responder às necessidades dos alunos, ficam muito cansados e em situação de burn out, daí haver a necessidade de se identificarem práticas que ajudem os professores a descansar para que estes consigam, mais facilmente, responder aos desafios que as novas gerações estão a colocar nas escolas”.
Acrescentou, ainda, que “voltar a Alfândega da Fé e constatar que estas instituições (que em outros lados estão separadas), se encontram a atuar em conjunto, é edificante e exemplar para muitas outras escolas, agrupamentos e mesmo para outras regiões do país. Vê-las trabalhar em conjunto, para o mesmo evento, é extraordinário”, sublinhou.
O evento contou, ainda, com a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos finalistas do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé.
À semelhança da edição anterior, esta formação foi aberta a toda a comunidade e creditada para professores.