Igreja

Convento de Balsamão recuperado para recuperar singularidade original

Publicado por AGR em Qui, 2022-09-29 15:49

O convento de Balsamão, em Macedo de Cavaleiros, será alvo de um projeto de recuperação para recuperar "a singularidade original", anunciou hoje aquela entidade, em comunicado.

"O novo projeto de Balsamão visa recuperar a singularidade original, projetando o futuro alicerçado na génese do lugar "o bálsamo" oferecendo a espiritualidade, a saúde, o cuidado, o acolhimento mas também os produtos, as tradições e a cultura àqueles que se acolhem, sem descuidar a espiritualidade e a natureza que o envolvem", lê-se.

De acordo com os responsáveis do projeto, "está perfeitamente alinhado com o plano estratégico de desenvolvimento das terras Trás-os-Montes que identifica como urgente a implementação de ações que potenciam o crescimento desta região de baixa densidade. Irá desenvolver toda uma dinâmica que revitalizará todo este espaço) através da reabilitação das termas de água sulfúrea, requalificação do convento parte dele com classificação hoteleira, um museu, uma biblioteca, um multiusos, um pequeno centro de lavoura com dimensão agro-artesanal com a exploração da propriedade agropecuária e florestal (150 ha) e respetiva transformação de produtos com uma cervejaria, destilaria e cozinha
tradicional, a melaria e a velaria e comercialização dos produtos sob a vertente da economia social (azeite, mel, frutos secos, compotas, cerveja, licores, fumeiro, vinagre,...) os trilhos terapêuticos (sensoriais de inclusão), tudo isto envolvido num espaço natureza de singular beleza em termos de geo e biodiversidade numa envolvente espiritual única".

"São símbolos a LUZ, ÁGUA E SILÊNCIO e assenta em 5 pilares: Espiritualidade; Saúde; Cultura; Natureza; Preocupação social. Com este projeto os Marianos da Imaculada Conceição, querem continuar o legado do seu fundador em Portugal, Fr. Casimiro Wyszynski, caminhar com a humanidade, fazendo suas as preocupações da Terra (Laudato Si), continuar a ser ponto de união e comunhão entre todos no anúncio do Amor Misericordioso de Deus", lê-se ainda.

A apresentação pública do projeto acontece esta sexta-feira, inserida nas Jornadas Culturais de Balsamão e conta com a presença esperada da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Assinaturas MDB