Nordeste Transmontano

Covid-19: Dia com mais recuperados do que infetados

Publicado por Fernando Pires/AGR/FP em Ter, 2021-01-19 23:08

Nas últimas 24 horas, o distrito de Bragança reduziu para 1391 o número de casos ativos, menos 96 do que ontem (segunda-feira), depois de o mais recente boletim das autoridades de saúde revelar que se registaram 177 recuperados e 81 novos casos de infeção do Sars-Cov-2.

Em contra ciclo estiveram os concelhos de Vinhais, que registou um aumento de 21 casos (três deles colaboradores da Santa Casa local, que foi obrigada a encerrar duas salas da creche), face ao dia de ontem. Mirandela tem mais 6 casos ativos. Alfândega da Fé mais 4 e Carrazeda de Ansiães com mais 1. Em Alfândega da Fé, o próprio presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tavares, testou positivo, assim como a Fundação Cón. Manuel Joaquim Ochôa, onde testes realizados revelaram 50 casos potivos entre utentes e colaboradores, cerca de uma semana depois de ter iniciado o processo de vacinação.

"Tendo em conta o número crescente de infetados com Covid-19 na comunidade e no território, a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa testou os seus utentes e colaboradores, sendo identificados 50 infetados com Covid-19, a saber: 31 utentes, 19 colaboradores. Acrescentar que 5 colaboradores e 2 utentes revelaram teste inconclusivo", explicaram os responsáveis da instituição, em comunicado.

"A Fundação, em profunda articulação com entidades competentes civis e de saúde, comunica que implementou de imediato o seu Plano de Contingência no dia de ontem (18 de janeiro). Os próximos vinte dias serão decisivos para erradicar definitivamente este vírus na Instituição. Nesta ordem de pensamento, as visitas estarão suspensas por tempo indeterminado e os colaboradores infetados com covid-19 manter-se-ão na Fundação para proteção dos mesmos e evitar a disseminação do vírus nas suas famílias e na comunidade. Deixamos a certeza e confiança, a todos e a cada um de vós, que tudo faremos para responder com eficiência e resiliência no combate deste surto e deste vírus nesta Fundação e nesta comunidade", lê-se ainda.

Contudo, estes casos apenas serão reportados no boletim diário desta quarta-feira.

Seis concelhos diminuíram os casos ativos: Bragança tem agora menos 47 casos. Mogadouro com menos 41. Miranda do Douro desceu 19 casos. Macedo de Cavaleiros tem menos 16. Torre de Moncorvo menos 3 e Vimioso menos 2.

Sem qualquer alteração face ao dia de ontem estão os concelhos de Vila Flor e Freixo de Espada à Cinta.

Contas feitas, até ao momento, a pandemia já teve 7530 casos confirmados. Recuperados são agora 6013. Óbitos são 126 (o número já não é atualizado há vários dias, faltando mais de uma dezena de mortes associadas à Covid-19 que estão em fase de recontagem).

Restam ativos no distrito 1391 casos. Confira os números por concelho:
BRAGANÇA 410
MIRANDELA 245
MOGADOURO 172
MIRANDA 132
MACEDO 116
VINHAIS 102
VILA FLOR 80
ALFÂNDEGA 69
VIMIOSO 25
MONCORVO 22
CARRAZEDA 10
FREIXO 8

Assinaturas MDB