Mogadouro

Covid-19: Morreu um utente e infetados sobem para 62 no Lar São João de Deus

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2021-01-20 13:09

O Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, registou a primeira morte de um utente e o número de infetados pelo SARS-CoV-2 subiu de 24 para 62 pessoas, disse esta quarta-feira o provedor da instituição.

"Temos a lamentar o óbito de um utente com 90 anos que se encontrava internado numa unidade hospitalar em Bragança e que tinha outras patologias associadas”, disse João Henriques.

Desde a última testagem, feita na terça-feira, "há mais 31 utentes e mais seis funcionários" com resultados positivos para a infeção pelo novo coronavírus.
"No decurso da anterior testagem, registamos 14 utentes e 10 funcionários que testaram positivo para a covid-19", indicou o responsável.

O provedor disse ainda que, "durante quase um ano, foi conseguido que o novo coronavírus não entrasse nos três lares tutelados pela misericórdia e na Unidade Cuidados Continuados (UCC)”.

"É impossível conter a pandemia dentro de portas, quando o concelho se mantém em risco extremamente elevado, há várias semanas e meses consecutivos. A comunidade deve ser responsabilizada por esta situação vivida dentro dos lares", vincou João Henriques.

Segundo o provedor, não há utentes hospitalizados e todos "estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros, esperando que assim continuem", disse.

O primeiro caso de infeção na Estrutura Residencial São João de Deus, que conta com 84 utentes e 64 funcionários, aconteceu no início de 2021.
Por outro lado, o provedor disse ainda que, nas outras valências da Misericórdia, já foram vacinados 85 utentes e 70 funcionários.

João Henriques disse que está a ser disponibilizada em permanência a evolução da situação epidemiológica vivida na instituição através da sua página oficial na Internet.
Segundo o último boletim epidemiológico emitido na quarta-feira pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, o concelho de Mogadouro tem 172 casos ativos de covid-19.

Assinaturas MDB