Nordeste Transmontano

Desatualização dos processos dos utentes no SNS obriga freguesias a desenrascar soluções

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-02-25 09:14

Os autarcas de Bragança estão preocupados com a vacinação dos idosos, pois muitos não têm processos de utente atualizados nos centros de saúde. Há casos sem qualquer contacto, seja de telemóvel, telefone ou endereço atualizado. Entretanto, a vacinação já está a decorrer em todos s concelhos.
Na União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor a autarquia fez levantamento dos idosos para que todos possam ser contactados. “Fizemos voluntariamente”, referiu o presidente, Mário Gomes.
Na cidade de Bragança, a União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo lançou um apelo na página do Facebook para que os utentes confirmem através de um link do Ministério da Saúde os dados pessoais. São muitos os que não têm telemóvel e outros não têm médico de família, porque vão ao privado e não estão referenciados do SNS. “Apelamos à família, vizinhos e amigos que ajudem os idosos. A maioria nem tem Facebook, nem o sabe usar. Pedimos que deixem o seu número de telemóvel se os idosos não tiverem estes equipamentos. Vêm muitas pessoas à junta pedir ajuda”, explicou o presidente, Telmo Afonso.
Confrontada com a desatualização dos dados dos utentes, a Unidade Local de Saúde explicou que a vacinação vai ser alargada a 9 concelhos do distrito, depois do arranque em Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Mirandela. “Todos os utentes estão a ser convocados através dos contactos que têm disponíveis no seu processo no Centro de Saúde. As convocatórias estão a ser realizadas de acordo com a realidade local, pelo que as pessoas que não estão familiarizadas com o sistema de SMS poderão ser convocadas por telefone, por carta ou através da articulação com as entidades parceiras”, acrescenta a ULS.

Assinaturas MDB