Automobilismo - PUB

Entenda o funcionamento dos sistemas de acelerador, travão e embraiagem e a importância da capa dos pedais

Publicado por Redação em Qui, 2021-01-28 23:21

                                                                               Foto tirada a partir do site autopecas24.pt

Se você tem um carro construído nos últimos 10 anos, deve ter percebido que não é necessário dosar a pressão no pedal para ter uma aceleração uniforme e que pisar fundo no pedal para arrancar não faz grande coisa. Isso ocorre porque seu carro tem um acelerador electrónico.

Anteriormente, um cabo servia como uma conexão entre o pedal do acelerador e a aba de admissão do motor. Uma pressão mais alta no acelerador aumentava o combustível nos cilindros e fazia o carro andar mais rápido. Este sistema era simples, mas se desgastaria em carros menores, quando houvesse muita pressão no acelerador com o motor em baixas rotações. Além disso, esse sistema mecânico ocupava espaço e limitava a localização das peças envolvidas.

Desde então, como muitos dos sistemas do carro, incluindo a medição de combustível nos cilindros, são feitos electronicamente, o cabo do acelerador foi substituído por um sistema electrónico. Agora, a pressão no acelerador é lida pelo sensor, mas depois dosada pelo sistema. Possui vantagens, permitindo economizar mais combustível, evitar pressões desnecessárias na tomada e reduzir a potência antes de trocar de marcha, tornando-a mais suave. Ao mesmo tempo, facilita a integração com sistemas de segurança, como controle de cruzeiro ou assistência de frenagem.

Aqui estão algumas dicas sobre os três pedais:

Acelerador: O pedal do acelerador, à direita de quem se senta ao volante, regula o fornecimento de combustível aos cilindros do motor; permite fazer com que o carro ganhe velocidade, o que significa também que qualquer exagero na sua utilização implicará em utilizar os outros dois pedais mais do que o normal.

Travão: Utilizamos o pedal do travão, posicionado no centro da pedaleira, em todos os carros equipados com caixa de câmbio manual, para reduzir a velocidade ou imobilizar o veículo com segurança. O uso excessivo do travão provoca desgaste acelerado das pastilhas e discos, componentes do sistema de frenagem.

Embraiagem: À esquerda do conjunto de pedais, a embraiagem, responsável por acoplar e desacoplar o motor e a caixa de câmbio. É importante pisar totalmente no pedal sempre que precisarmos engatar uma marcha, liberando-a progressivamente à medida que pressionamos o acelerador. O uso excessivo e desnecessário da embraiagem de um carro acelera seu desgaste, também cancelando o efeito do travão motor.

Como é bem sabido, os veículos de fábrica costumam chegar ao mercado com acelerador, travão e embraiagem sem nenhuma customização, o que deixa os motoristas cheios de estilo irados, que querem a máxima customização em cada detalhe do interior do carro. Um acessório muito importante e que garante conforto nos dias actuais, é a capa de pedal do carro.

As capas de pedal para carro são grandes pedidas dos motoristas que desejam segurança máxima nos pedais. Os acessórios internos são importantes para valorizar os carros, conhecidos como produtos que se desvalorizam na saída das lojas. No dia-a-dia, o mercado inova no sentido de surpreender exigências rigorosas, que almejam qualidade.

Sabemos que quanto maior o conforto ao dirigir os carros, menor a probabilidade de “mal-estar”, problema que pode aumentar o risco de colisões no trânsito. O motorista deve esquecer a economia na hora de se sentir confortável, isso faz parte dos princípios básicos da segurança automotiva.

Ao investir em capas de pedais para carros de máxima qualidade, os motoristas podem usar os pedais com mais facilidade, tornando a direcção um pouco mais suave para ser feita com segurança. A borracha ajuda o pedal a ficar antideslizante, garantindo inclusive que ele tenha força máxima no contacto do pé com o travão, ou ainda, encontrem facilmente o ponto de embraiagem, afinal o fato de não deslizar ajuda muito neste sentido.

Vale ressaltar que a instalação da capa de pedal é fácil, desde que a medida encaixe perfeitamente. Na hora de comprar, basta comparar as características das capas com o tamanho dos pedaleiros do seu carro. No mercado, existem actualmente centenas de modelos com os mais diversos tipos de tamanhos, pois sabemos que as capas dos pedais dos carros são feitas para diferentes modelos de carros. Portanto, antes de comprar, o consumidor precisa ter certeza de comprar o produto certo de acordo com o automotivo.

Assinaturas MDB