Nordeste Transmontano

Marcelo Rebelo de Sousa vem ao distrito assinalar o centenário do nascimento de Camilo Mendonça

Publicado por Redação em Qui, 2021-07-08 12:41

Assinala-se, este mês, o Centenário do Nascimento do Engenheiro Camilo de Mendonça. Para marcar a efeméride a CIM das Terras de Trás-os-Montes, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Organizações da Lavoura organizaram um programa comemorativo que se inicia no dia 7 de julho com a abertura de um Ciclo de Conferências e encerra a 23 de julho, dia em que o Engenheiro Camilo de Mendonça faria 100 anos.

O Ciclo de Conferências decorrerá em Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flôr e Vila Real de acordo com o programa disponível em:  www.ipb.pt/centenariocamilomendonca. As conferências podem também ser acompanhadas online em http://bit.ly/2N3mVte.

O programa comemorativo integra também uma sessão de homenagem ao Engenheiro Camilo de Mendonça, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 9 de julho. Do programa consta a passagem pelos concelhos com maior ligação ao homenageado. Sendo assim, está prevista uma breve sessão em Macedo de Cavaleiros (às 15 horas), concelho onde residiu, com deposição de ramo de flores no busto do Eng.º Camilo de Mendonça (localizado nas imediações da cooperativa agrícola) e onde se dará destaque ao associativismo e cooperativismo. A comitiva segue para Vilarelhos, terra natal de Camilo de Mendonça, onde terá lugar uma missa celebrada por D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda (às 16h00) e a deposição de uma coroa de flores no jazigo de família.

Às 17h00 está programada uma paragem na barragem do Peneireiro, Vila Flor, onde será efetuada uma evocação do regadio. O programa encerra em Mirandela, numa sessão com início previsto para as 18h00, e que conta também com a presença da Ministra da Agricultura.

Breve Nota Biográfica

Camilo António de Almeida Gama Lemos de Mendonça nasceu a 23 de julho de 1921, em Vilarelhos, concelho de Alfândega da Fé. Casou em Travanca, concelho de Macedo de Cavaleiros, onde residiu. Era engenheiro agrónomo de formação e foi político, técnico e humanista.

Foi Presidente do Grémio de Importadores e Armazenistas de Azeite entre 1947/1949 e Presidente da Junta de Exportação do Café entre 1953/1956.
Foi o primeiro Presidente da RTP-Rádio Televisão Portuguesa- entre 1956/1959.

Enquanto político foi Deputado à Assembleia Nacional, pelas listas da União Nacional, nas legislaturas VI (1953 a 1957), VII (1957 a 1961) e X (1969 a 1973), períodos em que dramatizou e exaltou a situação económica e social do interior.

A partir de 1962 dedicou-se à construção do Complexo Agroindustrial do Cachão e Cooperativas Agrícolas do Nordeste Transmontano, que entrosou com os Grémios da Lavoura, associando a indústria e comércio ao conjunto das atividades agrícolas e pecuárias. O legado da sua obra mudou radicalmente o panorama económico e social do Nordeste Transmontano. O complexo que idealizou criou fábricas de conservação e transformação de todos os produtos agropecuários e os serviços de extensão introduziram novas culturas, equipamentos e práticas agropecuárias.

Nos meses seguintes à revolução de 1974, descrendo totalmente no rumo das políticas e perspetivas económicas e socias, exilou-se, voluntariamente, em Espanha e França e posteriormente no Brasil, de onde nunca quis regressar.

Assinaturas MDB