Mirandela

Município anuncia investimento de 1,7 milhões para obras em estradas

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2021-07-08 12:26

PSD e CDS lamentam anúncio “à pressa” quando faltam três meses para as eleições.

Quatro estradas municipais do concelho vão para obras de requalificação Um investimento de um milhão e setecentos mil euros. A ligação entre Alvites e Vale de Lagoa, entre Múrias a Regodeiro, a que liga a Nacional 15 a Rego de Vide e o caminho municipal de acesso à Ribeirinha vão ser requalificados. “São quatro estradas que envolvem a pavimentação, a abertura de valetas e tudo que tem a ver com o escoamento de águas”, revela a presidente da câmara, Júlia Rodrigues

As estradas foram sujeitas a concursos públicos que decorreram de uma avaliação técnica feita às vias municipais. Estas quatro são as que estão em piores condições, mas a autarca salienta que há outras que também precisam de urgente intervenção. ““Temos outras onde queremos intervir e estamos em fase de projecto, que é a estrada de Vilar de Ouro, Vale da Sancha e também a estrada nacional, mas que depende da Infra-estruturas de Portugal, e também a estrada de Trindade e a beneficiação e a melhoria do troço entre Mirandela e Torre de Dona Chama”, refere.

Investimentos que a autarca socialista entende serem “prioritários para a coesão territorial e para o desenvolvimento do concelho”.

Prevê-se que os trabalhos arranquem ainda este mês e o empreiteiro tem um ano para a conclusão dos trabalhos nas estradas de acesso a Alvites e Vale de Lagoa, a Múrias e Regodeiro e a Rego de Vide.

Quanto ao caminho municipal que liga a Ribeirinha, o prazo de execução é de três meses.

Ora, a consignação destas empreitadas já teve reação por parte da oposição. Luís Pereira, da concelhia de Mirandela do PSD, lamenta que, a 3 meses das eleições se estejam a fazer obras à pressa. “Mirandela parou no tempo e de repente, a três meses das eleições, porque é preciso dar ao calção sob pena de correr o risco de perder eleições, é tudo lançado em catadupa, sem preparação e muitas vezes sem olharmos para aquilo que é a racional utilização dos recursos do erário público, vemos agora autos de consignação assinados à pressa e em série, mas não é pelas gruas estarem penduradas que os eleitores não saberão no dia das eleições, saberão distinguir aquilo que foi o trabalho feito ao longo nos últimos anos, ou seja, nenhum”, afirma o também mandatário da candidatura dos social-democratas, liderada por Duarte Travanca, nas autárquicas de 26 de Setembro.

Também o presidente da concelhia do CDS, José Mário Mesquita, entende que a presidente da câmara não faz nenhum favor aos munícipes com estas obras nas estradas. “É uma consignação tardia e consignar não quer dizer fazer já, mas a presidente da câmara não faz favor nenhum aos munícipes ao fazer a estrada. É uma obrigação dela e as obrigações não precisam de ser tratadas com toda esta pompa e circunstância. Depois da estrada feita, até eu lá vou aos festejos, mas esperava era que isso fosse até outubro deste ano”, remata o também candidato à Assembleia Municipal de Mirandela, nas autárquicas.

Assinaturas MDB