Macedo de Cavaleiros

Novas viaturas para prevenção e combate aos incêndios rurais

Publicado por Glória Lopes em Sex, 01/02/2026 - 15:01

O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, entregou na passada sexta-feira, 19, equipamento para prevenção e combate aos incêndios rurais para os municípios de Boticas, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Vimioso, bem como uma máquina de rastos para a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM).

O Município de Macedo de Cavaleiros, onde decorreu a entrega, recebeu um trator pneumático e maquinaria compatível, destinados à gestão de combustíveis florestais. Neste concelho o novo equipamento permitirá ao município tratar mais de 80 hectares por ano, constituindo um instrumento essencial na proteção da área florestal e um contributo decisivo para a prevenção de incêndios rurais.

Rui Ladeira salientou que em Macedo de Cavaleiros o número de sapadores florestais aumentou para 30 operacionais. “Para criar a coesão territorial, porque estar a investir e permitir ter mais 18 sapadores florestais é fazer com que os jovens, que visitamos, que estavam a desenvolver trabalho no terreno, desde poda e gestão de baldio, num espaço do ICNF é para manter postos de trabalho”, afirmou o governante assegurando que o objetivo “é criar oportunidades de futuro no setor da floresta”.

A máquina de rastos (bulldozer) entregue à CIM Terras de Trás-os-Montes ficará estacionada em Macedo de Cavaleiros, mas estará ao serviço de todo o território intermunicipal dos nove municípios da sua área.

A entrega dos equipamentos, que resulta de uma colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) irá aumentar significativamente a eficácia no combate a incêndios, bem como facilitar a criação e manutenção de faixas de gestão de combustíveis e melhorar os acessos para as equipas de bombeiros e sapadores florestais.

Para a diretora deste instituto, Sandra Sarmento, “é muito gratificante poder contar com a articulação profícua entre o ICNF e os parceiros que estão no território, que são os municípios e as comunidades intermunicipais e outros, como as organizações de produtores florestais e todos em conjunto conseguirmos de facto fazer mais pelo futuro da floresta”.

O compromisso assumido, através da atribuição das máquinas de rasto, pressupõe um benefício de 100 quilómetros de rede viária, e no caso dos tratores a faixa de gestão de combustíveis é de 80 hectares. “Tudo isto vai contribuir para atingirmos as metas e conseguirmos uma floresta mais protegida e valorizada”, afirmou Sandra Sarmento.

Com esta iniciativa, o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, disse que o concelho “reforça a sua centralidade no âmbito da proteção civil, assumindo a responsabilidade de zelar por equipamentos que representam uma mais-valia determinante para a proteção do território e das populações”.

Os equipamentos integram uma iniciativa do ICNF a nível nacional que representa um investimento global de 50 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que permite a distribuição de 18 máquinas de rasto, 57 tratores, num total de 285 equipamentos e 127 viaturas multifuncionais.

Assinaturas MDB