Sanábria saiu na rua para protestar contra a supressão de comboios do AVE na estação de Otero

Mais de quatro mil pessoas participaram este sábado na manifestação contra a supressão de comboios da linha de alta velocidade que liga Vigo e Madrid com paragem de Otero de Sanábria “uma estação comum a ambos os lados da raia”, referiu um dos representantes portugueses da Associação Rede Ibérica Ocidental (RIHONOR).
O protesto teve como objetivo mostrar “o repúdio frontal da raia pela supressão de comboios.
Desde o dia 9 de junho que 9 a Renfe, entidade que explora a ferrovia espanhola, reduziu os horários na estação de Otero, nomeadamente durante a manhã. “
A manifestação é organizada por responsáveis políticos da Comarca de Sanabria-Carballeda e da província de Zamora, como forma de protesto contra a “drástica supressão de carreiras” e porque “cada dia que passa mais escasseiam os bilhetes de comboio, o que cria dificuldades de mobilidade naquela zona”.
A concentração foi promovida pela Plataforma de Viajeros Jodidos Sanabria AV, Asociación de Usuarios Alta Velocidad Sanabria, (en const), Cryosanabria, Sanabria Plural y Sostenible, Junta Vecinal de Sotillo de Sanabria, RIONOR (Red Ibérica Occidental para una Nueva Ordenación Rayana).