A opinião de ...

“Do mês de Maio o calor, de todo o ano, o valor”

O verão meteorológico está quase aí, chegará dentro de apenas 10 dias, no próximo dia 1 de junho. O tempo quente adiantou-se um pouco nesta reta final da primavera meteorológica, com muita estabilidade e temperaturas acima da média para o período em toda a região, bem diferente da semana anterior marcada pelas temperaturas frescas e pela instabilidade.
Dando uma olhadela aos dados relativos a este mês disponibilizados pelo IPMA, verificamos que na nossa região experimentámos um período de temperaturas acima da média até ao dia 8, tanto nas máximas, como nas mínimas, a partir de dia 9 e graças à destabilização da atmosfera, as temperaturas máximas baixaram significativamente, até se colocarem abaixo da média, as mínimas continuaram em geral próximas da média para o período. No que diz respeito à precipitação, apesar de se ter registado, continuamos muito aquém da média mensal 1971-2000 (70mm), tendo-se acumulado na estação de referência em Bragança até à presente data, apenas 32.4mm, menos de metade do que seria habitual, o que deixa vislumbrar uma possibilidade forte de maio se tornar num mês seco na nossa região.
A situação das disponibilidades hídricas nas albufeiras segue com valores muito confortáveis, a bacia do Douro segue com uma quota de 83% no volume armazenado, bem acima da média de 73.3%, com Alijó e Serrada a 100% e o Azibo a 95%.
Nos próximos dias e pelo menos até dia 28, o anticiclone dominará o panorama meteorológico na região, irá centrar-se a latitudes mais elevadas, propiciará a chegada da dorsal africana à Península Ibérica e tal significa calor, muito calor, tempo seco, nuvens altas e alguma calima (poeira em suspensão). Em Bragança e Miranda do Douro espero máximas em torno aos 30ºC até domingo, subindo aos 32ºC na próxima semana, Mirandela como habitualmente mais quente, poderá chegar aos 35ºC, Torre de Moncorvo aos 34ºC, Vila Flor aos 33ºC. Em relação às mínimas, posso desde já tranquilizar os nossos agricultores, não haverá geadas tardias, em Bragança irão variar entre os 12 e os 16ºC, em Macedo de Cavaleiros entre os 13 e os 17ºC, em Freixo de Espada à Cinta entre os 14ºC e os 17ºC, em Vinhais entre os 14 e os 18ºC.
Estamos a menos de um mês do solstício de verão, quando os dias atingirão o máximo anual de luz solar, o sol nasce esta semana em torno às 06:00 e põe-se às 20:50 em Bragança.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes - Portugal.

Edição
3782