Mogadouro

Três dezenas de voluntários vão recuperar habitações em quatro aldeias do concelho

Publicado por Francisco Pinto em Ter, 2024-07-09 10:32

O município de Mogadouro acolhe até ao dia 21 uma equipa de 30 jovens voluntários que vão executar trabalhos de reconstrução e melhoramento em quatro habitações nas localidades de Brunhoso, Linhares, Mogadouro e Saldanha.

Esta iniciativa ocorre na sequência de um protocolo de colaboração entre o município de Mogadouro, a Movhera e a Associação Just a Change, que tem como objetivo combater a pobreza habitacional oferecendo condições de habitação dignas a famílias com dificuldades económicas.

De acordo o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, este tipo de projetos tem o potencial de ativar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efetiva das juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) das localidades de ação, e também dos próprios beneficiários.

“A expectativa é que esta experiência possa também resultar como um exemplo de boas práticas sociais, despertando nos jovens locais e na população, de uma forma geral, a vontade de intervir e de ajudar o próximo e a consciência relativamente ao papel transformador que cada um pode ter dentro da sua própria comunidade”, indicou o autarca social-democrata do distrito de Bragança.

Segundo António Pimentel, esta é a primeira vez que Mogadouro recebe o programa Just a Change, iniciativa que já realizou mais de 450 intervenções em 30 municípios do país.

“Em Mogadouro foram sinalizadas quatro casas a recuperar, onde moram quatro famílias, num total de 10 pessoas. Alguns são idosos, outros são adultos em idade ativa, alguns são ainda crianças, mas todos têm em comum o fator de merecerem viver numa habitação segura, confortável e digna a que, até ao dia de hoje, ainda não tiveram acesso”, vincou o autarca.

O município de Mogadouro espera que no fim destas duas semanas aqueles munícipes encontrem um lar mais acolhedor e com melhores condições para viver e para se integrar plenamente na sociedade à qual pertencem.

Assinaturas MDB