Mirandela

Vale de Salgueiro contra fim da tradição das crianças fumarem nos Reis

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2018-05-24 14:32

José Manuel Pavão defende que deve terminar a tradição praticada, anualmente, na aldeia de Vale de Salgueiro, durante a festa dos reis, em que as crianças têm permissão dos pais para fumar cigarros.
O deputado municipal do PSD, avançou com esta sugestão, na última reunião da Assembleia Municipal de Mirandela (AMM). “Ainda ninguém provou que essa licença especial dos progenitores, em relação às crianças, se trata de uma tradição. Isso apareceu e o que é desejável é que desapareça tão rápido como apareceu”, disse naquele órgão autárquico.O médico aposentado, especialista em cirurgia pediátrica, e antigo diretor do Hospital Maria Pia, no Porto, justifica esta sugestão com questões relacionadas com a saúde. “Estão mais que provados os efeitos nefastos do tabagismo, pelo que tudo o que fizermos para prepararmos os mais jovens para o futuro, evitando hábitos negativos de resultados nefastos, estaremos a praticar atos de cidadania”, refere José Pavão.
No entanto, para esta tomada de posição também não está alheio o facto desta tradição ganhar sempre uma visibilidade negativa pelo impacto que a comunicação social lhe dá. José Manuel Pavão espera da autarquia uma ação pedagógica junto da pop

Assinaturas MDB