A opinião de ...

CONHECE A NOVA ETIQUETA ENERGÉTICA? USE-A PARA POUPAR NA SUA FATURA DE ENERGIA

A DECO e a ADENE unem, novamente, esforços para promover a eficiência energética junto dos consumidores em Portugal.
A nova etiqueta apresenta um número menor de classes energéticas – de A a G, eliminando-se, assim, as difíceis escalas inseridas entre a classe A e a B (A+, A++ e A+++). Esta alteração clarifica a amplitude de escolhas para o consumidor, para além de colocar desafios aos fabricantes. De acordo com a nova etiqueta energética, optando por um frigorífico de classe energética A, em vez de um de classe F, poderá poupar 190 kWh/ano, ou seja, 41€ por ano, o que equivale a 58 kg de CO2 por ano ou a plantar 6 árvores.
A nova etiqueta energética está em vigor para aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça, ecrãs eletrónicos, equipamentos comerciais e fontes de luz.
Foram, ainda, introduzidas duas grandes novidades na etiqueta energética: o Código QR e a EPREL, a Base de Dados Europeia de Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética. Através de um Código QR, o consumidor poderá consultar digitalmente a base de dados EPREL, acedendo à etiqueta energética e ficha do produto com outras informações relevantes para uma decisão informada. Com a ferramenta LABEL2020 existe, também, a possibilidade de calcular o consumo energético a vários anos, analisar e guardar vários produtos, para posterior comparação das etiquetas energéticas e decisão esclarecida no ato da compra.

Edição
3913

Assinaturas MDB