FUTEBOL

Aumento significativo de clubes certificados em Futebol e Futsal na AF Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-05-27 12:40

A época 2022/2023 revelou um aumento significativo no número de clubes filiados certificados em Futebol e Futsal. Ao todo, foram certificados 22 clubes, refletindo, segundo a Associação de Futebol de Bragança, "o crescimento e a vontade dos clubes em abraçar o processo formativo". Essa análise ganha ainda mais relevância quando comparada com a temporada anterior, na qual apenas 13 clubes obtiveram a certificação em ambas as modalidades.

Atualmente, a Associação de Futebol de Bragança (AF Bragança) possui um total de 33 clubes filiados, dos quais 22 já obtiveram a certificação. Dessas agremiações certificadas, 21 possuem escalões de formação. Diante desses números, um dos principais objetivos da AF Bragança é certificar pelo menos 28 clubes com escalões de formação no futebol e futsal.

Sílvio Carvalho, Diretor Técnico Regional da AF Bragança, em declarações à AFBTV, aponta que o aumento exponencial de clubes certificados é um sinal positivo, mas lembrando que esse é um trabalho contínuo. "O número de clubes certificados, reflete um compromisso maior dos clubes filiados na evolução em termos de área organizativa. No entanto, mais importante que os números é que existam ano após ano melhorias na estrutura interna de cada clube, de forma a proporcionar ótimas condições de trabalho para os seus praticantes, porque os jogadores e as jogadoras são o centro de todo o processo."

Na temporada 2022/2023, no Futebol Masculino, GD Bragança e Macedo de Cavaleiros perderam uma estrela, juntando-se ao grupo de emblemas avaliados com 3 estrelas: SC Mirandela, GD Moncorvo, EF Crescer, GD Mirandês, ADSP Vale do Conde\ADC Rebordelo (certificação conjunta), FC Vinhais e FC Leão Negro. Com duas estrelas estão FC Carrazedense e GD Cachão. Na categoria de Centro Básico de Formação de Futebol, temos Mogadourense e FC Mãe d'Água, enquanto no feminino, essa certificação pertence à AD Paredes.

CSP Vila Flor, AR Alfandeguense e GD Macedense foram os emblemas de Futsal avaliados com três estrelas, enquanto Mogadouro recebeu duas estrelas. As entidades certificadas como Centro Básico de Formação de Futsal foram EF Arnaldo Pereira e Águia FC Vimioso, no masculino, e a mesma classificação foi atribuída à AR Santo Cristo, como única representante do futsal feminino.

A aposta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), iniciada em 2015, com a colaboração das Associações Distritais e Regionais (ADR), visa aprimorar gradualmente a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol e futsal em todas as suas vertentes. Essa iniciativa procura estimular e apoiar todas as entidades envolvidas na formação desportiva.

Assinaturas MDB